Entenda como acabar com formigas de uma vez em sua casa sem utilizar produtos químicos complexos ou precisar chamar uma dedetizadora.
Redação | 16 de Outubro de 2018 às 09:00
Não há nada mais incômodo do que comer acompanhado de um inseto. Entre os problemas domésticos mais comuns, as formigas são os mais resistentes: elas sempre acabam voltando. Você talvez provavelmente deve estar acompanhado de uma neste momento, enquanto lê este artigo, e nem sabe! Por isso vamos te dizer como acabar com formigas sem passar por todo o incômodo da dedetização.
Antes de tudo, você precisa identificar os principais focos pela casa. Entenda também o motivo que as levou até a sua companhia. Apesar de serem incômodas, entenda que elas estão apenas tentando sobreviver, e se você deixa açúcar ou outros alimentos expostos, pode ser isso que as atrai para a sua residência. Assim, com medidas simples e sem produtos químicos complexos, você pode eliminar os insetos e comer o seu pão doce em paz.
Coloque iscas em áreas onde você já viu formigas, como perto da pia ou em paredes, a fim de facilitar que as formigas peguem a isca tóxica e a levem para o formigueiro. Se você vir mais formigas quando colocar a isca, é provavelmente um bom sinal. Significa que estão levando a isca para a colônia, onde vão compartilhá-la com as demais, inclusive com a rainha.
Depois de pôr a isca, resista à tentação de pisar nas formigas. Elas estão trabalhando para você: recolhendo o veneno e levando para o formigueiro. Portanto, deixe que elas sigam em paz (pelo menos por enquanto)!
Veja também: descubra como se livrar de vez das baratas!
Estes insetos deixam uma trilha olfativa que as demais seguem. Esfregar não basta para eliminar o odor. Em vez disso, dilua uma parte de vinagre em três de água em um borrifador e aplique onde vir formigas.
Se tiver um quintal, aplique inseticida comum nos formigueiros. Com o intuito de resolver problemas em grande escala, use algo à base de bifentrina. Apare a grama e aplique o inseticida em todo o quintal no início da manhã ou no fim da tarde, quando a maioria das espécies é mais ativa.
Apare moitas, arbustos e árvores que encostem na parede ou no telhado, já que elas fornecem uma ponte para as formigas chegarem à sua casa.
Em alguns casos, você precisa se livrar do formigueiro. Para encontrá-lo, siga a trilha das formigas. Procure em áreas úmidas, como paredes, esquadrias ou pisos que estejam rachados, estufados ou com textura mais macia e esponjosa (podem indicar uma infiltração, por exemplo). Quando localizar, aplique inseticida para uso interno.
É possível que algumas formigas tenham achado cantinhos distantes em sua despensa. E, como já falamos, elas deixam uma trilha olfativa por onde passam. Assim, se você enfrenta esse problema, procure realizar limpezas periódicas em sua despensa – ao menos uma vez a cada duas semanas. Você pode utilizar até mesmo itens que estão na própria despensa para limpar sem gastar muito.
Se você quer evitar que as formigas voltem a povoar a sua casa, precisa entender como a espécie em questão funciona. Colete um espécime ou fotografe uma invasora e mande para um centro de controle de zoonoses próximo. Ele terá informações sobre as doenças transmitidas por animais e os principais vetores da região, e as formigas são vetores de bactérias, além de perigosas para pessoas alérgicas. Pode parecer trabalhoso, mas, assim, você pode conseguir identificar a espécie e receber dicas de como combatê-la da melhor forma possível.
Apesar de estarmos tentando acabar com formigas em sua casa, vale também conhecer um pouco mais sobre esses insetos. Afinal, a natureza é incrível de qualquer forma e merece ser admirada! Veja 5 curiosidades sobre elas:
Você consegue estimar o número de formigas existentes na Terra hoje? Bom… elas realmente são muitas: o número estimado é de 10 trilhões de formigas, entre diversas espécies!
As pequenas trabalhadoras também são bem fortes: as formigas são capazes de carregar entre 10 e 50 vezes o seu próprio peso, e usam essa força para concentrar o trabalho pesado de abastecimento dos formigueiros.
De acordo com cada espécie, é possível que um formigueiro atinja até 12 metros de profundidade abaixo do solo! E, dependendo de cada população, cada um desses formigueiros pode abrigar até 100 mil insetos. Haja formiga!
Na sociedade das formigas, quem manda são elas: cada formigueiro é comandado por uma formiga-rainha, a maior entre elas. Os machos servem apenas para reproduzir, e todos os outros submetem-se a ela.
Como boas operárias, as formigas possuem uma linha de montagem: cada inseto no formigueiro é destacado para uma tarefa diferente. Algumas são especializadas em abastecer a colônia, outras servem apenas como “supervisoras”, organizando as trilhas e também protegendo as operárias de perigos externos. A rainha, é claro, comanda tudo. E que tal copiar as maneiras das formigas e organizar você também a mesa de trabalho? Você pode se inspirar na natureza para, da mesma forma, organizar o seu dia a dia!