Se você se barbeou e sua pele ficou irritada e vermelha, aqui vão algumas dicas para aliviar o desconforto e acabar com a irritação na pele.
Douglas Ferreira | 23 de Setembro de 2019 às 11:00
Se você se barbeou e sua pele ficou irritada e vermelha, aqui vão algumas dicas para aliviar o desconforto. Para começo de conversa, por exemplo, você deve aprender como utilizar seu aparelho de barbear. Mas antes de partir para a solução do problema, você precisa entender por que ele acontece.
Ao se barbear, você não retira somente os pelos, mas também algumas células que recobrem a pele do rosto.O fluxo sanguíneo aumenta nas regiões com pele irritada, e é isso que faz com que ela fique vermelha. Sem essa camada de proteção, que você retira ao se barbear, a pele, além de irritada, fica seca. Barbear-se com pressa ou de maneira errada aumenta o risco de a pele ficar irritada; além disso, alguns indivíduos são mais propensos a esse tipo de problema. Nas mulheres, o hábito de depilar as axilas e as pernas com lâminas de barbear pode trazer o mesmo problema: pele seca, irritada e vermelha, com o surgimento de pelos encravados.
A aloe vera (babosa) é um dos melhores ingredientes naturais para a pele irritada. Se você tem a planta, quebre a ponta de uma folha, esprema o líquido e aplique diretamente sobre a região afetada. Ou então use a versão comercial, encontrada nas farmácias, mas certifique-se antes de que o gel contenha 100% de aloe vera. Saiba mais sobre os benefícios da babosa.
O abacate é rico em vitaminas e óleos naturais que são eficazes no tratamento de problemas na pele. Inclusive aqui no site nós já falamos sobre os diversos benefícios do abacate! Você pode aplicá-los diretamente sobre a pele para ter um alívio imediato. O pepino também é tradicionalmente usado para resolver esse tipo de problema. Aplique algumas fatias diretamente sobre o rosto. Ou então descasque 1 pepino, passe no processador e aplique nas áreas afetadas. Para um melhor resultado, coloque junto com o pepino alguns pedaços de abacate.
Passe creme de calêndula nas áreas afetadas. O extrato da flor de calêndula costuma ser eficaz no combate a vários tipos de problemas na pele, incluindo a irritação após a barba.
Troque a lâmina do seu aparelho de barbear depois de usá-la por 3 ou 4 vezes. Se a lâmina estiver cega, você vai ter de pressioná-la ainda mais sobre a pele, causando maior irritação. Para um resultado melhor, alterne o uso do aparelho de barbear comum com o barbeador elétrico. Use um deles por cerca de 1 mês, e depois troque. Os dermatologistas ainda desconhecem a razão, mas recomendam esse procedimento para reduzir os problemas de irritação na pele.
Se você costuma se barbear com uma lâmina, faça a barba com a pele e os pelos molhados. Envolva o rosto em uma toalha quente e úmida por cerca de 10 minutos antes de se barbear. Com a pele úmida e quente, os pelos saem mais facilmente; se você usa um barbeador elétrico, a dica é fazer justamente o contrário: a pele e os pelos devem estar secos.
Escolha o creme de barbear adequado. Compre um indicado para pele irritada — de preferência que contenha aloe vera (babosa) em sua fórmula. Evite os que contenham perfume, peróxido benzóico ou menta (essas substâncias costumam irritar a pele). E nunca faça a barba utilizando sabão. Os cremes de barbear proporcionam maior proteção à sua pele.
Você pode não acreditar, mas em casos de emergência, alguns itens da sua despensa ou mesmo da sua geladeira podem ser usados para fazer creme de barbear e loção pós-barba. Todas já foram testadas, e seu uso comprovado: a maioria contém óleos, que protegem a pele durante o barbear. Clique aqui e confira como prepará-los!
Passe a lâmina no sentido do crescimento dos pelos, nunca no sentido contrário. Dessa forma você vai causar menos irritação na pele.
Evite loções após a barba. Elas contêm álcool, que acaba ressecando e irritando a pele. Uma boa alternativa é extrato de hamamélis, que contém apenas um pouco de álcool e deixa sua pele macia. Use também o extrato de hamamélis se você sofreu algum corte.
O uso diário de uma luva esfoliante ou esponja pode ajudar na prevenção de pelos encravados. Algumas vezes esses pelos formam pequenas saliências na pele, e você acaba se cortando ao passar a lâmina sobre elas.