Uma bola de futebol furada pode ser consertada do mesmo modo que uma câmara de bicicleta. Veja como ganhar acesso à câmara sem detonar o couro sintético externo e, depois, remendar o exterior.
Redação | 14 de Maio de 2018 às 18:00
Uma bola de futebol furada, ou qualquer bola que consista de uma câmara de ar circundada por uma cobertura, pode ser consertada do mesmo modo que uma câmara de bicicleta. O desafio para consertar uma bola de futebol furada é ganhar acesso à câmara sem detonar o couro sintético externo e, depois, remendar o exterior uma vez que o orifício tenha sido lacrado.
Localize o furo imergindo a bola de futebol num balde de água e localizando a origem das bolhas que saem da bola. Marque o local com caneta. Corte uma aba na parte externa para acessar o furo na câmara de ar. Com o estilete, faça um sulco de três lados de um quadrado na cobertura, com cerca de 2,5 centímetros de lado, estando o furo centralizado. Tenha cuidado para não fazer um sulco muito profundo, ou você cortará a câmara de ar.
Com a tesoura de lâminas curtas, corte e levante os três lados da aba. Mantenha a ponta da tesoura próximo da horizontal para evitar cortar a câmara de ar.
Use a tesoura para cortar o forro de tecido de malha abaixo do couro sintético externo, o que irá expor a câmara e o furo.
Cole o remendo do kit para reparos de furos de pneus de bicicletas sobre o orifício. Quando secar, espalhe uma cola flexível, à prova d’água, na superfície exposta da câmara e nas bordas laterais da parte externa do couro. Comprima a aba com firmeza e aplique a fita isolante bem apertada sobre ela para pressioná-la dentro da cola. Largue por uma noite, depois retire a fita isolante e encha a bola.