Conheça as variedades mais comuns de batata e confira as dicas para o preparo perfeito.
Redação | 13 de Maio de 2018 às 16:11
Nativa da América do Sul, a batata é presença constante em nossa mesa graças a sua versatilidade, a suas propriedades nutritivas e a seu preço acessível. Na Alemanha, esse tubérculo tornou-se um dos pilares da culinária do país. Só no Brasil, existem mais de 100 variedades de batatas.
Dessas, as mais utilizadas no dia a dia são:
Uma batata de boa qualidade tem cheiro de terra, e não de mofo. Além de rica em carboidratos e proteínas, ela contém muita vitamina C e sais minerais. Confira as dicas para o preparo perfeito:
Os sais minerais se encontram principalmente abaixo da casca. Por isso, retire uma camada bem fina da casca ou não a descasque.
As batatas novas e cruas ficam mais fáceis de descascar se colocadas por alguns instantes em água fervente. Despele-as como tomates.
Germes ou manchas verdes na batata devem ser removidos por completo, pois contêm uma substância venenosa chamada solanina.
Coloque as batatas cruas e descascadas em uma tigela com água e acrescente algumas gotas de vinagre. Desse modo, elas podem ser conservadas na geladeira por 2 a 3 dias.
Por causa do seu baixo teor de amido, as batatas velhas devem ser colocadas em água fria; já as novas, em água fervente. Para que a água não transborde, acrescente um fio de óleo à água.
Depois de cozidas em água e sal e escorridas, coloque as batatas em uma tigela e cubra-as com um pano. O vapor permanecerá no pano, e as batatas ficarão secas e quentes.
A salsa e a manjerona são temperos que combinam muito bem com a batata. Cominho e noz-moscada também realçam o sabor do tubérculo.
Se cozidas na véspera em fogo médio, as batatas coradas ficarão crocantes graças ao amido, que dá a liga. Também não é necessário muito óleo, uma vez que ele não penetra tanto na batata cozida quanto na crua e com isso ela não amolece.