Ao jogar fora determinadas partes dos alimentos, você perde nutrientes importantes. Fique de olho no aproveitamento dos alimentos.
Raquel Zampil | 4 de Fevereiro de 2020 às 13:15
Você sabia que todos os dias jogamos fora nutrientes valiosíssimos? São elementos importantes presentes em determinadas partes de frutas e hortaliças frescas que diariamente vão parar no lixo. Mas saiba que é possível evitar este desperdício com o aproveitamento dos alimentos em sua totalidade.
Confira na galeria abaixo uma lista com alguns dos principais alimentos que poderíamos aproveitar melhor.
–Isadora Baum
Aprenda também a reaproveitar sobras em pratos deliciosos!
“O abacaxi contém bromelaína, enzima que reduz inflamações no nariz e nos seios da face, alivia a artrite e a dor muscular e pode combater o câncer”, diz a nutricionista Lauren Popeck. Pique e misture o miolo (a parte mais durinha) a saladas de frutas, chutneys, molhos ou refogados; bata em vitaminas; ou adicione na água, no chá, na sangria e na vinha-d’alho.
Coma o kiwi como se fosse um pêssego. A casca é muito saudável, “pois tem mais fibras do que o restante da fruta”, diz a nutricionista Kelly R. Jones. “Para conservar a vitamina C, não descasque o kiwi antes de guardar, pois a vitamina C se reduz quando a fruta é exposta ao oxigênio.” Se não gosta da textura da casca, ponha um kiwi inteiro na vitamina. (Lave todas as cascas antes de comer, é claro, com água fria e uma escova de legumes.)
A casca da cebola é rica em quercetina, fitonutriente que combate inflamações, reduz a pressão, impede placas nas artérias e mantém o coração saudável. A da cebola-roxa contém mais quercetina do que a da branca. “Adicione à sopa, caldo ou molho, e retire antes de comer”, sugere Lauren Popeck.
A maioria das pessoas come banana sem nem pensar na casca. O que é um erro: “A casca de banana contém triptofano, que aumenta a produção de serotonina, o ‘hormônio da felicidade’”, diz Lauren Popeck. Use a casca da banana madura, "pois é mais macia, mais fina e mais gostosa”, explica ela, que recomenda fervê-las por dez minutos para amaciar. Depois, adicione a vitaminas, refogados ou sopas. Ou bata em purê e acrescente à massa do bolo. Como guloseima, fatie e asse uma banana com casca.
Não esprema o limão sobre o peixe e jogue a casca fora. De acordo com a nutricionista Lauren Popeck, muitos benefícios nutricionais se escondem nela, inclusive “mais de um grama de fibra em duas colheres de sopa de casca ralada, quase o triplo de vitamina C na casca do que na polpa e outras vitaminas e sais minerais essenciais, como folato, vitamina A, cálcio e potássio”.
Rale a parte colorida da casca e polvilhe sobre a vagem; bata em vitaminas; junte ao vinagrete e à vinha-d’alho; ou misture no iogurte, no queijo cottage ou na aveia. A casca da laranja, da lima-da-pérsia e da toranja também dá sabor e nutrição com poucas calorias.
A deliciosa polpa vermelha da melancia é refrescante, mas também há nutrientes importantes na casca e nas sementes, como explica Lauren Popeck: “A parte branca da casca contém o aminoácido citrulina, que, convertido em arginina, ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, melhora a saúde do coração, promove a imunidade e reduz a fadiga muscular.” Acrescente a casca da melancia às vitaminas; pique-a e misture a saladas de frutas, molhos, chutneys, saladas de repolho; use-a na sopa de legumes; ou faça picles com ela.
Quanto às sementes, que contêm magnésio, ferro, folato e outras vitaminas e sais minerais importantes, passe-as em azeite e sal e toste no forno a 175°C por 10 a 15 minutos. Depois, polvilhe em saladas ou acrescente à granola.
As folhas de salsão contêm muito magnésio, cálcio e vitamina C. “É possível usá-las em saladas, em caldos de legumes ou como guarnição”, diz a nutricionista Ilyse Schapiro.