Coloque este travesseirinho com ervas aromáticas, uma combinação delas, embaixo do seu travesseiro para dormir melhor. Selecione ervas que aliviem a
Coloque este travesseirinho com ervas aromáticas, uma combinação delas, embaixo do seu travesseiro para dormir melhor. Selecione ervas que aliviem a fadiga mental e física. Entre as ervas conhecidas por suas propriedades calmantes estão a alfazema (lavanda) e a rosa. Evite ervas como o eucalipto e a canela, pois seus aromas fortes tendem mais a energizar do que a relaxar.
Do que você precisa
Os travesseiros variam de 25 x 25 cm a 32 x 24 cm. As instruções a seguir são para travesseiros de 25 x 25 cm.
- Tecido liso 30 x 50 cm;
- 1,3 m de sianinha ou passamanaria;
- Tecido com estampado 30 x 30 cm;
- Linha de costura de uma cor que combine com os tecidos;
- Calicô ou outro material semelhante 30 x 60 cm;
- Ervas secas de sua preferência (alfazema, camomila, pétalas de rosas).
Passo a passo
1. Para a parte frontal do travesseiro, corte um quadrado de 27 cm (medida final + 1 cm de margem de costura). Corte um retângulo de 27 x 15 cm do mesmo tecido (mesma altura da parte da frente x 12 cm de aba + 1 cm de margem de costura + 2 cm para a bainha) para a aba. Para a parte de trás, corte 27 x 30 cm do tecido estampado (mesma altura da frente x largura final + 1 cm de margem de costura + 4 cm para a bainha).
2. Começando e terminando no meio de um dos lados, alinhave o lado direito da sianinha ao lado direito do tecido para a frente do travesseiro.
3. Faça uma bainha dupla de 1 cm (2 cm no total) em um dos lados mais compridos da aba. Antes, passe a dobra a ferro.
Dica: Utilize sianinhas de diferentes cores
4. Una a aba dando pontos a um dos lados de 27 cm do travesseiro; deixe 1 cm de margem de costura. Abra a costura com o ferro de passar.
5. Dobre 1 cm de um dos lados do tecido estampado e passe a ferro. Dobre mais 3 cm e passe novamente a ferro. Costure esta bainha. (Medida final do verso 26 x 27 cm.)
6. Coloque o tecido estampado sobre o tecido da frente, lado direito virado para cima. A bainha do estampado deve estar alinhada com a costura da aba com o tecido da frente. Dobre a aba sobre o estampado, de modo que o lado direito da aba esteja voltado para o verso do estampado.
7. Costure os três lados de todas as camadas juntas, deixando 1 cm de margem de costura. (Se você estiver usando sianinha ou passamanaria grossa, talvez seja necessário usar uma sapatilha para zíper.) Apare as quinas e desdobre a aba. Vire a capa para o lado certo.
8. Do calicô, corte e costure um travesseiro, para a parte interna, com as mesmas medidas finais da capa (25 x 25 cm). Deixe uma abertura para virar e encher.
9. Vire o calicô e use um cone de papel vegetal para encher de erva o travesseiro. Costure a abertura e coloque o travesseiro na capa, usando a aba para assentá-lo.