Não passe mais perrengue para desentupir o seu vaso sanitário. Veja dicas simples e práticas para solucionar o problema de obstrução.
Thaís Garcez | 6 de Julho de 2020 às 19:00
Os vasos sanitários diferem no modo pelo qual liberam água da caixa para a bacia, e em como os dejetos são escoados. Sistemas mais antigos usam um sifão para puxar a água para a bacia e depois expeli-la para o cano de esgoto. Modelos modernos são dotados de uma válvula que libera água para a bacia sob a influência da gravidade e levam os dejetos com o fluxo para o cano de esgoto. Contudo, independente do modelo é quase certo que em algum momento o vaso irá entupir.
É sempre inoportuno e às vezes constrangedor, mas um vaso sanitário obstruído não demanda necessariamente um telefonema para o encanador. Veja abaixo dicas de como desentupir vaso sanitário para que tudo volte a fluir normalmente:
Antes de fazer qualquer coisa é importante se proteger. Quando for desentupir um vaso sanitário, use luvas de borracha, roupas velhas e óculos de proteção para evitar respingos. Cubra o chão com jornal para protegê-lo de qualquer derramamento.
Evite acionar a descarga repetidamente. Acrescentar água pode provocar um transbordamento e piorar a situação. Tente empurrar a obstrução para dissolvê-la; use uma escova sanitária ou um arame firme esticado.
Outras duas ótimas opções simples para desentupir vaso sanitário é utilizar um pouco de detergente líquido à bacia e derramar a água bem quente para ajudar a liberar a obstrução. Ou acrescentar 450 gramas de bicarbonato de sódio seguido de uma garrafa de vinagre branco. Deixe a mistura borbulhar e, depois, adicione cerca de 5 litros de água quente para manter as substâncias ativas – isso deve ajudar.
Primeiro tire o máximo de água possível do vaso e ponha a água num balde para descartar depois.