Jogos com baralho são uma ótima opção para passar o tempo e se divertir; ainda mais na quarentena. Jogar Pôquer pode ser mais complicado, mas com as
Jogos com baralho são uma ótima opção para passar o tempo e se divertir; ainda mais na quarentena. Jogar Pôquer pode ser mais complicado, mas com as regras a seguir é possível ficar fera nas cartas. Confira o passo a passo.
Como jogar Buraco?
Existem muitas variações, mas o objetivo do jogo é marcar o maior número de “sequências” (três ou mais cartas em ordem, do mesmo naipe), incluindo “canastras” (sequências de sete ou mais cartas).
- Comece distribuindo 11 cartas para cada jogador (em geral, o buraco é jogado com duas duplas e dois baralhos) e mais dois “mortos” (11 cartas cada um). A pilha restante é o “monte”, colocado com a face voltada para baixo. A carta no alto do monte é virada com a face para cima e dá início ao “lixo”. A essência do jogo é pegar uma carta do “monte” e descartar uma de sua mão a cada passo a fim de adquirir sequências para baixar na mesa. Quando um jogador de uma dupla descarta toda a sua mão, ele compra um dos mortos. Já o segundo morto só pode ser apanhado pela outra dupla.
- Na contagem de pontos, somam-se 100 pontos para quem “bateu” (venceu o jogo) e 100 para quem pegou o morto. O valor das cartas é: coringa – 20 pontos; ás – 15 pontos; valete, dama, rei, 10,9 e 8 – 10 pontos; de 7 a 3 – 5 pontos. As cartas em suas mãos no fim do jogo têm seu valor debitado de seu total de pontos.
- Preste atenção às cartas na pilha do lixo, pois elas podem entrar de novo no jogo. Portanto, vale a pena estar preparado para esse momento.
Entenda as regras básicas do Pôquer
Os jogadores apostam que têm a maior mão, porém só eles sabem que cartas estão em seu poder. Com calma e bom raciocínio, o jogador com a mão mais baixa pode ainda assim vencer. É tudo uma questão de ler a linguagem corporal do oponente enquanto você mantém inescrutável seu “rosto de pôquer”.
- Para straight você precisa de seis a oito jogadores (idealmente) e um baralho de 52 cartas. Um valete pode ser acrescentado como curinga ou o carteador pode designar qualquer carta como curinga (escolha do carteador). Os ases são altos, exceto em um straight ou um straigth flush (5-4-3-2-A).
- Para começar. Os jogadores compram no jogo com aposta no bolo (a parada). Um jogador pega o baralho e começa a dar as cartas de face para cima. O primeiro a receber um valete é o carteador. Qualquer jogador pode embaralhar, mas o carteador fica com o último embaralhamento. A vez de dar as cartas passa de um para a esquerda a cada rodada. As cartas são dadas no sentido horário. Cada nova distribuição é um jogo separado, portanto você está apostando na sua mão atual.
- O jogo. Cada jogador recebe cinco cartas. O jogador à esquerda do carteador aposta dinheiro na sua mão ou descarta (passa). O próximo jogador deve igualar a aposta (pagar para ver), fazer uma mais alta (aumentar a parada – numa exibição de confiança ou bravata) ou passar.
- Pôr as cartas na mesa. Cada jogador tem uma chance de desistir – o intervalo de apostas. Como um jogador não pode mais elevar sua própria aposta, um intervalo termina quando a aposta retornou ao jogador que fez a última elevação. Os jogadores que restam no jogo mostram então suas mãos, e o vencedor leva todo o dinheiro apostado no bolo. No caso de um empate, o bolo é repartido.
Aprenda a jogar Paciência
O objetivo é formar quatro naipes completos de cartas, do ás ao rei. Para começar, arrume as cartas para formar um quadro. É preciso formar sete colunas de cartas, com uma carta na extremidade da coluna à esquerda e mais uma em cada coluna subsequente, de modo que formem sete até a extremidade da coluna à direita.
- Estude o quadro. Se houver um ás aparecendo, ponha-o de lado como uma “carta fundamental” e vire a carta imediatamente abaixo do ás.
- Mova as cartas expostas para outras colunas, se puder – vermelha sobre preta, preta sobre vermelha, em ordem ou valor decrescente. Vire para baixo a carta que você desvirar ao pé de uma coluna. As sequências de cartas no quadro podem ser movidas de uma coluna para outra seguindo as mesmas regras.
- Se esvaziar uma coluna, pode iniciar uma outra movendo um rei, ou uma sequência começando com um rei, para o espaço vazio. Sempre que possível, mova as cartas para as fundamentais em sequência dentro dos naipes, de ás para rei.
- Se não puder mover nenhuma das cartas viradas para cima, tire três cartas do “estoque” e coloque-as na mesa desviradas em leque. Se a carta do topo – e subsequentemente as que estão abaixo dela – puder ser acrescentada ao quadro ou pilhas fundamentais, faça-o. Depois vire para cima outras três cartas no topo destas e continue desse modo.
- Quando você tiver trabalhado através do estoque, vire o baralho e prossiga como antes. Você vence se liberar quatro naipes completos de cartas. Ser bem-sucedido depende das cartas-chave que se expõem durante o jogo.