Alimentos energéticos: dicas para manter o vigor!

Não é segredo para ninguém que nossos níveis de energia são muito influenciados pela alimentação. Com a dieta certa, incluindo alimentos energéticos,

Raquel Zampil | 11 de Abril de 2020 às 15:01

Liudmyla Chuhunova/ Istock -

Não é segredo para ninguém que nossos níveis de energia são muito influenciados pela alimentação. Com a dieta certa, incluindo alimentos energéticos, e água em quantidade suficiente, criamos resistência para suportar o estresse dos dias atuais.

Uma doença ou o estresse nos põe em maior risco de deficiência vitamínica ou desidratação e, às vezes, precisamos de ajuda externa.

O ingrediente essencial

Nosso corpo é composto de até 60% de água. Ela é necessária para transportar nutrientes e substâncias importantes para células e tecidos, e para regular a temperatura.

  1. Verifique sua ingestão de água, especialmente ao ficar mais velho. À medida que envelhecemos, temos tendência a perder a percepção de sede e a beber pouca água, e então as células ficam desidratadas.
  2. Acostume-se a beber água o dia inteiro. Tenha como objetivo beber cerca de 8 copos ou 2 litros diários. Se for difícil, beba 1⁄2 copo a cada meia hora ou 1⁄4 a cada 15 minutos.
  3. Beber água é um excelente antídoto para o cansaço e os pensamentos desordenados, que podem ser sintomas de desidratação.

Suplementos

Os suplementos nunca devam substituir os bons hábitos alimentares, com a ingestão de alimentos energéticos. No entanto, há ocasiões em que se precisa de um reforço de energia.

  1. Na gravidez, na convalescença de uma doença ou após um episódio traumático.
  2. Se você está se sentindo velho (independentemente da idade), pense em tomar um suplemento polivitamínico diário. Especialmente se tiver mais de 50 anos.
  3. Para proteger contra câncer, osteoporose e doenças cardíacas em adultos.
  4. No alívio a deficiências nutricionais, que se fazem notar apenas por sintomas vagos, como letargia e cansaço.
  5. Para complementar a ingestão de nutrientes, no caso de pessoas em dietas de restrição. Vegetarianos, por exemplo, podem não obter dos alimentos ferro, vitamina B12 e cálcio em quantidade suficiente.
  6. Se houver suspeita de intolerância alimentar e você precisa cortar todo um grupo de alimentos da sua dieta.

Sucos energéticos

Combata a baixa de energia com uma destas opções de sucos e vitaminas energéticos.

1. Para acordar: No liquidificador, bata 1 xícara de leite de soja ou de arroz, 1 banana, 4 damascos secos, 1 colher (chá) de mel e 1 pitada de noz-moscada. Esta mistura é cheia de vitaminas do complexo B.

Foto: baibaz

2. Adeus ao cansaço: Prepare um suco de laranjacom beterraba, maçã, cenoura e uma fatia de gengibre para obter uma bebida rica em fitoquímicos.

Foto: artisteer

3. Frutas vermelhas: Bata morangos, adicione suco de laranja e algumas gotas de limão – e delicie-se com uma boa dose de vitamina C!

Foto: Julia_Sudnitskaya