Como lavar a roupa de cama corretamente? Em tempos de pandemia, a preocupação com a higiene do corpo e do lar deve ser maior que nunca. Veja dicas.
Em tempos de pandemia e extrema preocupação com a higiene do corpo e do lar, um item que não pode passar batido são os lençóis. Eles podem parecer limpinhos, mas estão cobertos de suor, saliva e pele morta. Sem mencionar os ácaros que se alimentam dessa pele morta e podem causar crises de rinite. Por isso, muitas pessoas estão se perguntando: como lavar a roupa de cama corretamente? Será que estou deixando alguma coisa passar?
Se você se inclui nesse grupo, essas dicas de lavagem dos lençóis podem ser úteis no seu dia a dia.
Com que frequência lavar a roupa de cama?
Mantenha uma escala de lavagem dos lençóis e siga à risca para prevenir que ele acumule sujeira, ácaros ou resíduos do corpo, que podem trazer sérios problemas para a saúde. Só para exemplificar, a escala abaixo é uma versão simples de seguir em sua casa e que você até colar na geladeira para não esquecer.
Escala básica de lavagem de lençóis
- Uma vez por semana: é o ideal. Mas caso uma pessoa infectada por alguma doença, como o coronavírus, tenha tido contato com os lençóis, o ideal é aumentar a frequência para a cada dois dias.
- Uma vez a cada duas semanas: razoável. Porém preste atenção caso sinta desconfortos ou cheiros ruins.
- Acima de duas semanas: intervalos de lavagens acima de duas semanas definitivamente não são aconselháveis. A partir de um mês, uma grande quantidade de ácaros, bactérias e sujeira já se acumularam nos lençóis.
Como lavar a roupa de cama da forma correta?
Como lavar lençóis e fronhas?
Em geral, você pode lavar na máquina com qualquer sabão, líquido ou em pó. Se o sabão for de boa qualidade, água quente não é essencial. Uma vez que a água quente pode aumentar consideravelmente o consumo de energia da lavadora, é aconselhável utilizar esse recurso com cautela.
Como lavar travesseiros e edredons?
Em primeiro lugar, confira as instruções na etiqueta. Geralmente, é possível lavar na máquina com água fria e, se for o caso, secar em temperatura média. Já os edredons com acolchoamento extra devem ser lavados a seco.
Como lavar cobertores e mantas?
Lave algumas vezes por ano conforme as instruções da etiqueta. No entanto, se você ficar doente e tiver febre e utilizar os cobertores para se esquentar, lembre-se de lavar tudo assim que melhorar.