Depois da festa ou da reunião, as sobras de vinho ainda podem ter utilidade de diversos tipos em casa. Conheça oito delas!
William Bastos | 27 de Dezembro de 2019 às 20:00
A festa acabou, o vinho sobrou. E agora, o que fazer com o resto? Já que desperdiçar não é uma opção, separamos 8 usos inteligentes para as sobras de vinho.
Ainda que não pareça, o vinho — ou a garrafa vazia — pode ter muitas utilidades na cozinha e até mesmo na decoração da casa. Assim como as sobras de comida do Natal, o vinho pode ser um ótimo complemento para novos pratos. Você pode utilizá-lo em sopas, molhos, nas frutas e muito mais. Confira as dicas!
Misture vinho tinto num frasco com vinagre não pasteurizado (cerca de um terço da quantidade de vinho) e deixe descansar, mexendo regularmente. Em algumas semanas, você terá vinagre artesanal.
Reforce o sabor de sopas e ensopados: brancos e espumantes para sopas cremosas ou caldos (como creme de cebola e caldo verde), e tintos para pratos à base de tomate ou carne (como ensopado de carne). Acrescente algumas colheres por porção.
Cozinhe peras, maçãs, pêssegos ou ameixas em vinho tinto e açúcar. Ferva em fogo baixo por 10 minutos.
Moscas-das-frutas? Uma garrafa aberta com uma pequena quantidade da bebida vai atrai-las em vez da fruteira, e dali não conseguirão escapar.
Adicione qualquer espumante branco a omeletes para obter um prato muito leve e fofo. Enquanto estiver batendo os ovos, adicione aproximadamente uma colher de sopa para cada dois ovos.
Congele em cubos (oito cubos = uma xícara) para dar sabor a molhos e ensopados. O efeito será o mesmo da segunda dica, mas você talvez ache mais prático separar em cubos para utilizar em outras ocasiões.
Para preparar mexilhões, combine a sobra de vinho branco (meio copo por 500 g de mexilhões) com manteiga e alho.
Pode ser que a bebida estivesse tão boa a ponto de não sobrar nem uma gota. Não tem problema! Nesse caso, use-a como um belo e descontraído vaso de flores.