Você já leu algo sem sentido ou escrito de maneira errada na Internet? Já deparou com discussões polêmicas em uma rede social? Viu algo que o fez sentir a
Douglas Ferreira | 23 de Maio de 2020 às 11:00
Você já leu algo sem sentido ou escrito de maneira errada na Internet? Já deparou com discussões polêmicas em uma rede social? Viu algo que o fez sentir a tal “vergonha alheia”? Veja como não cometer os erros mais comuns na era da comunicação digital:
Lembre-se do velho ditado: “Quem fala o que quer ouve o que não quer.” Neste caso, digitar sem pensar pode lhe causar grandes dores de cabeça se a mensagem for interpretada de forma errada ou parecer ofensiva a alguém. Por isso, avalie se o que está dizendo não irá soar agressivo ao ser lido.
O pensamento costuma ser mais rápido que o toque dos dedos no teclado. Isso é normal! Por isso, releia o texto para se certificar de que o que escreveu faz sentido e a frase ficou coesa.
Errar é humano, mas “escrever errado” pode ser imperdoável. Se surgiu dúvida ao digitar uma palavra, não hesite em conferir se está grafada corretamente! Você pode consultar alguns dicionários on-line; como o Michaelis, Houaiss, ou até o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Sua pesquisa levará menos de um minuto!
Os símbolos que costumavam identificar palavras ofensivas no papel não foram levados às páginas pessoais da grande rede. Os $%ˆ&*#$@ estão mesmo fora de moda! Hoje, quando menos se espera, lê-se mensagens repletas de vocabulário chulo. E, uma vez lido, não há o que fazer, já entrou na cabeça. Portanto, não “polua” a mente dos seus leitores. Você pode desabafar de vez em quando, mas não abra mão da educação!
Equilíbrio, em tudo na vida, é fundamental, inclusive na Internet. Contar cada detalhe da sua vida diariamente pode aborrecer seus amigos-leitores e fazê-los se cansarem de receber notícias suas o tempo todo. Em vez de usar a Internet como um novo diário – que não era lido por ninguém, diferentemente de sua página pessoal –, que tal deixar para compartilhar algo inusitado ou divertido que você viveu esta semana?
No caso das redes sociais, é possível selecionar quem você quer que leia a mensagem – se somente os amigos mais chegados ou a família. Muitas vezes você não quer que aquele antigo amigo de infância – que você não vê há anos mas o aceitou como amigo para não ser antipático – leia sua última novidade. Então, antes de postar alguma coisa, selecione o público certo!
Às vezes, discussões pela Internet não levam a lugar nenhum (como acontece frequentemente na vida off-line). As redes sociais trazem consigo uma plateia incalculável – nunca se esqueça de que o que você postou pode facilmente ser “copiado e colado” ou compartilhado. Se quiser evitar polêmica, o melhor a fazer é ignorar, não responder e apagar o comentário que não lhe agradou.
Se, ainda assim, você cometer algum “deslize virtual” ou se arrepender de ter compartilhado alguma informação, a Internet possibilita o que o papel não consegue fazer uma vez impresso: apagar. Isto mesmo, simplesmente delete o que postou e esqueça o assunto. Quanto mais rápido você o fizer, melhor!
E, lembre-se: aja como se estivesse ali pessoalmente, pois esta também é a vida real!