Independentemente da sua churrasqueira ou grelha, usar corretamente os acessórios é fundamental. Aprenda a usar utensílios para grelhados!
Douglas Ferreira | 14 de Setembro de 2019 às 11:00
A tradição diz que preferimos a churrasqueira de carvão vegetal, mas já há muitos adeptos das elétricas ou a gás. Independentemente do tipo da sua churrasqueira ou grelha, a utilização dos acessórios adequados torna tudo mais fácil. Veja abaixo dicas de como usar cada um dos utensílios para grelhados da melhor forma.
Para quem deseja começar a grelhar imediatamente, sem perder tempo com um pré-aquecimento, as churrasqueiras elétricas ou a gás são ideais. A segunda dispõe de uma camada de pedras vulcânicas ou cerâmicas abaixo da grade que são aquecidas por um queimador a gás e fornecem calor semelhante a brasas já poucos minutos após o acionamento.
Já a elétrica é ligada a uma tomada, e as espirais internas se aquecem. Abaixo delas há um recipiente com água para evitar o superaquecimento. As vantagens nestes dois tipos de churrasqueira são a possibilidade de uso imediato (poucos minutos após serem ligadas), a temperatura regulável e a ausência de odores de combustão. A desvantagem é que não se consegue o sabor típico de churrasco. No caso da churrasqueira a gás, as pedras aquecedoras precisam ser lavadas de vez em quando; a churrasqueira elétrica só pode ser utilizada em locais que disponham de tomadas elétricas.
Confira também quais são os segredos para se fazer um bom churrasco!
O preparo para fazer um churrasco com carvão leva tempo. Acomoda-se o carvão em camadas e se acende o fogo com fósforos, de preferência longos. Utensílios para o acendimento, como acendedores elétricos, cubos ou bastões, facilitam na hora de acender a churrasqueira. Deve-se aguardar no mínimo 30 minutos até que haja calor suficiente para assar. Uma camada branca de cinzas sobre as brasas ardentes é o sinal de que já se pode colocar os grelhados sobre a grade.
Um conjunto para churrasco é composto de uma bandeja de alumínio com carvão sobre a qual há uma grade. Algumas já vêm com pratos e talheres descartáveis, fósforo ou acendedor, o que facilita a tarefa. Churrasqueiras descartáveis já vêm montadas e prontas para começar o churrasco e assim que o cartão estiver quente, você já pode usá-la. Após o uso, deixe a churrasqueira esfriar bem e descarte-a adequadamente.
Para grelhados que pingam ou alimentos delicados, as bandejas são ideais, pois impedem que a gordura ou a marinada atinjam as brasas. Dessa forma, evita-se a formação de fumaça e o surgimento de substâncias nocivas à saúde, como o benzopireno.
Importante: sempre unte as bandejas com um óleo adequado para temperaturas altas (por exemplo, óleo de canola), para não grudar. Como as bandejas detêm o calor, é possível que o tempo de grelha aumente um pouco.
Além disso, o sabor do churrasco não é tão intenso. Um meio-termo seria começar a grelhar na bandeja e, assim que não houver mais nada pingando, colocar os grelhados rapidamente sobre uma grade untada. As bandejas em inox devem ficar de molho para depois serem lavadas. Já as descartáveis, deixe-as esfriarem após o churrasco e lhes dê a destinação correta, junto com as cinzas (já frias).
As grelhas em forma de cestos aramados são bem práticas para grelhar peixes inteiros. Com elas, é possível virar facilmente os peixes. Já os cestos retangulares ou quadrados são de uso mais universal e também podem ser usados para grelhar legumes. Importante: verifique a medida exata da sua churrasqueira para que as grelhas em forma de cesto caibam nela.
Legumes, peixe, queijo ou frutas geralmente são colocados sobre a grelha envolvidos por uma camada de papel-alumínio. Para torná-lo mais resistente, use o papel-alumínio em camada dupla. Importante: unte o lado mais brilhante, coloque o alimento a ser grelhado no meio sobre o papel, enrole, e dobre bem as pontas, para que não escorra líquido.
Veja também: 7 utensílios de cozinha improvisados para salvar o dia
Os espetos de metal podem ser reutilizados várias vezes e lavados até em máquina de lavar louças. Espetos duplos de aço inoxidável são especialmente práticos, pois não permitem que os ingredientes neles espetados girem. Espetos de madeira são mais baratos mas, apesar disso, devem ser utilizados apenas uma vez. Importante: antes do uso, os espetos de madeira devem ser lavados com água, já os de metal devem ser untados com óleo.
Para o manuseio dos grelhados ou para virá-los sobre a churrasqueira, o melhor é utilizar alguns utensílios específicos. Opte por pegadores e garfos que apresentem cabos extralongos, de preferência revestidos com algum material isolante. Ao remexer as brasas ou virar os espetos quentes, use luvas de material resistente ao fogo para proteger as mãos. Um pincel para espalhar marinadas ou mesmo azeite sobre os grelhados e um rolo de papel-toalha também devem ficar sempre à disposição. Escovas de cerdas duras facilitam a limpeza da grade da churrasqueira.
Caso não seja possível fazer um churrasco ao ar livre, não é preciso abdicar deste prazer. Prepare seus utensílios, bistecas, bifes e filés de peixe grelhados no fogão usando uma frigideira própria ou opte por uma grelha de mesa, com pedras quentes, e você obterá ótimos resultados. Ou então, faça diferentes grelhados usando bandejas de alumínio no dourador do forno quente.
Leia também: Descubra 6 alimentos diferentes que podem ser grelhados