Muitas vezes a gente acaba comprando mais do que precisa e os alimentos acabam estragando. Mas com algumas dicas é possível manter esses alimentos frescos
Douglas Ferreira | 24 de Março de 2020 às 17:00
Muitas vezes a gente acaba comprando mais do que precisa e os alimentos acabam estragando. Mas com algumas dicas é possível manter esses alimentos frescos por mais tempo.
Se você descascou batatas demais para a salada ou para algum prato de forno, não jogue fora o excedente cru. Coloque-as numa tigela, cubra com água fria e acrescente gotas de vinagre. Elas se conservarão de três a quatro dias.
A alface se manterá em bom estado por mais tempo se transferida do saco plástico para um saco de papel maior, antes de ser guardada na geladeira. A alface gosta de um pouquinho de ar, mas não é preciso remover as folhas externas, murchas e descoloridas; embora não sejam bonitas, ajudam a manter as de dentro mais frescas.
Forre a gaveta de legumes de sua geladeira com toalhas de papel, o que absorverá o excesso de umidade que agride as hortaliças. Substitua-as à medida que forem ficando úmidas. Outra forma de desumidificar a gaveta é enfiar duas ou três esponjas de cozinha novas entre as hortaliças, espremendo o excesso de umidade das esponjas na pia conforme necessário.
Você conseguirá manter a alface mais fresca e firme na geladeira por mais tempo se guardá-la num saco plástico selado com uma fatia de torrada quase queimada dentro. A torrada ressecada absorverá um pouco do excesso de umidade que, de outra forma, levaria a alface a murchar. Se você substituir a torrada quando começar a fi car mole, a alface deverá permanecer fresca por até duas semanas.
Mantenha couve, espinafre e outras verduras frescas por mais tempo armazenando-as na geladeira junto com um garfo ou faca de aço inox. É só abrir o saco no qual estiverem guardadas, colocar o utensílio dentro e fechar outra vez.
É fundamental que o aipo permaneça crocante. Assim, quando começar a amolecer, experimente isto: coloque os talos murchos em uma tigela de água fria com algumas fatias de batata crua. Após mais ou menos uma hora desse banho de amido, é possível que os talos retornem ao seu ponto mais crocante. Para impedir que o aipo fi que marrom, coloque-o de molho em um litro de água fria com uma colher de chá de suco de limão-siciliano antes de guardar – um truque que também deixará o aipo crocante antes de servi-lo.
Quando uma receita pedir apenas algumas gotas de limão, simplesmente fure a casca com um palito e esprema a pequena quantidade de suco da qual precisar. A seguir, cubra o furinho com fita adesiva e guarde o limão na geladeira para uso futuro. Quem poupa sempre tem.
Prolongue a vida de ovos frescos mergulhando uma toalha de papel em óleo vegetal e besuntando as cascas antes de guardá-los na geladeira. O óleo os manterá frescos por três ou quatro semanas a mais.
Para manter um queijo fresco, embrulhe-o num pano macio e limpo umedecido com vinagre. O morim é o tecido ideal.
Batatas que ainda não foram usadas durarão mais tempo se você acrescentar um pedaço de gengibre fresco ao recipiente no qual as guarda. Dizem que uma raiz ajuda a manter outra raiz fresca.
Se você comprar mais leite do que conseguir consumir antes da data de validade, prolongue a vida útil dele com algumas pitadas de bicarbonato de sódio. O bicarbonato reduz a acidez do leite e isso diminuirá a velocidade com que ele estragaria. Mas não exagere, ou você sentirá o sabor do bicarbonato no leite.