Não é preciso de muito espaço para cultivar plantas medicinais — a maioria pode ser plantada em pequenos vasos. Além disso, elas também exigem
Julia Monsores | 8 de Abril de 2020 às 17:00
Não é preciso de muito espaço para cultivar plantas medicinais — a maioria pode ser plantada em pequenos vasos. Além disso, elas também exigem poucos cuidados, desde que a terra seja boa e haja quantidade adequada de sol.
O alecrim contém substâncias atuam como estimulantes mentais, combatem bactérias e auxliam na digestão.
Dicas de cultivo: Você pode plantar alecrim como semente, mas é a partir de mudas que ele mais brota. Você pode plantá-lo em solo arenoso e sob sol forte com cerca de um terço do broto exposto.
Como usar: Retire as folhas e as armazene em local com sombra até que sequem. Depois utilize-as para fazer um delicioso chá.
O alho cresce em qualquer tipo de solo e está entre as plantas medicinais mais poderosos. Comer um ou dois dentes por dia pode ajudar a prevenir resfriados, abaixar o colesterol, inibir a coagulação do sangue nas artérias e reduzir o risco de doenças cardíacas e derrames.
Dicas de cultivo: Plante os dentes a 5 cm de terra num dia de sol forte. Mantenha o solo pouco úmido no início. No verão, corte o talo da flor para que a planta concentre sua energia na produção de novos dentes.
Como usar: Descasque os dentes e os adicione a um tempero, ou coma um ou dois dentes por dia durante o inverno para se proteger contra infecções.
Também conhecida como babosa, suas folhas contêm um gel transparente que elimina bactérias e auxilia na cicatrização de feridas e queimaduras. Está entre as plantas de cultivo mais fácil porque requer pouca água e nenhum cuidado diário.
Dicas de cultivo: Compre uma pequena muda e a transfira para uma jardineira com terra. Mantenha-a aquecida; a babosa não gosta de temperaturas muito baixas. Desde que você a mantenha aquecida e a regue com frequência, ela vai continuar brotando.
Como usar: Corte uma folha e esprema o sumo em feridas e queimaduras menos graves. Ele seca e forma um curativo transparente, mantendo o local esterilizado e umedecido.
A camomila está entre as plantas medicinais mais adocicadas. Possui compostos químicos anti-inflamatórios e alivia as dores intestinais, mas a maioria das pessoas toma chá de camomila para diminuir a ansiedade e acabar com a insônia.
Dicas de cultivo: Plante as sementes na primavera, espalhando-as em canteiros e socando-as na terra, que deve estar sempre úmida. A camomila prefere terras bem drenadas em áreas parcialmente sombreadas.
Como usar: Corte os talos e pendure para secar. Arranque as folhas secas e as armazene em recipientes escuros e fechados para preservar os óleos medicinais.
Com um sabor deliciosamente adocicado, a raiz de alcaçuz é perfeito para chás, em especial quando você está tentando combater um resfriado ou uma tosse. Contém um composto químico,o ácido glicirrízico, que combate a tosse e leves dores de garganta.
Dicas de cultivo: O alcaçuz cresce a partir de mudas de raiz que contêm “olhos”. Plante as mudas verticalmente a cerca de 2,5 cm de profundidade em um solo rico e bem drenado. Atinge de 90 cm a 2 metros e produz belas flores roxas.
Como usar: Desencave as raízes, divida-as na metade e as armazene em um local escuro para secar; o processo leva uns 6 meses. Triture a raiz até virar pó, adicione cerca de meia colher de chá em uma xícara de água fervente e em seguida adicione o pó da raiz de alcaçuz por 10 minutos.