Há muitas formas de fazer exercícios em casa para manter o seu corpo ativo durante a quarentena. Confira 5 dicas de momentos em que você pode mexer o corpo.
Amanda Santos | 7 de Abril de 2020 às 20:00
Se você está se sentindo sedentário e quer mudar a sua rotina, fazer exercícios em casa — leves e sem equipamentos — pode ser uma forma interessante de começar. Enquanto estiver realizando as tarefas diárias ou relaxando, você pode se exercitar com movimentos leves e alongamentos. Aos poucos, de modo constante, esses exercícios aperfeiçoarão sua aptidão física geral. Confira 5 momentos do dia você em que pode movimentar o seu corpo.
Assim que acordar, comece a pensar em como alongar os músculos e energizar o corpo. Antes de sair da cama, faça o exercício da ostra: deite-se de costas, junte os pés e abra os joelhos para os lados. Depois, a expirar, erga os joelhos e junte-os antes de abaixá-los de novo. Repita o exercício 10 a 15 vezes para fortalecer a parte interna da coxa.
A hora perfeita do dia para se alongar um pouco é durante ou logo após o banho matinal. Os músculos estarão quentes e é uma ótima hora para você se exercitar.
Ainda no chuveiro, erga os braços acima da cabeça, entrelace as mãos e se estique em direção ao teto para alongar ombros e costas. Então, com a água batendo na nuca, vire a cabeça lentamente para a direita, trazendo o queixo até o ombro. Pare. Devagar, vire a cabeça para a esquerda. Repita cinco vezes em cada direção.
Ao se enxugar, coloque um pé na borda da banheira ou do vaso sanitário, incline-se à frente e alongue. Repita do outro lado. Quando secar o cabelo, sustente um alongamento de panturrilha, estendendo uma perna 0,5-1 m atrás da outra.
Enquanto toma café sentado, gire os tornozelos no sentido horário e, depois, no anti-horário. Em seguida, desenhe letras grandes e imaginárias com os dedões dos pés.
Enquanto estiver escovando os dentes, aproveite para exercitar a musculatura da panturrilha novamente. Em pé, estique o corpo, apoiando-se na ponta dos pés. Sustente a posição por dois segundos. Em seguida, desça os calcanhares ao chão. Use a pia para ajudar no equilíbrio. Repita 10 a 20 vezes ou mais. Você pode fazer isso a qualquer hora, sempre que estiver em pé.
Também é fácil incorporar movimentos e alongamentos extras às tarefas domésticas diárias. Por exemplo, suba escadas duas a três vezes ao dia (caso tenha escadas em casa). Isso fortalece os músculos das coxas e nádegas e acelera a frequência cardíaca, elevando a capacidade aeróbica.
Você pode acrescentar cerca de 2 anos à sua vida subindo escadas por 6 minutos ao dia.
Além disso, faça um agachamento toda vez que tiver de pegar algo no chão. Ao se curvar, você tensiona a lombar, sobretudo se estiver erguendo algo pesado. Mas um agachamento o obriga a usar as pernas, fortalecendo-as. Por isso, agache-se com os pés alinhados aos quadris e joelhos dobrados. À medida que se agacha, empine as nádegas. Então, curve-se à frente e pegue o objeto. Erga-se com as costas retas. Em seguida, levante-se utilizando os calcanhares.
Pratique estes exercícios simples e tenha dedos fortes e flexíveis. Para um melhor resultado, exercite cada mão por vez:
Exercícios de fortalecimento e alongamento podem e devem ser feitos todos os dias. E saber que é possível fazê-los em qualquer lugar é maravilhoso. Por isso, independente de como esteja a sua rotina tente fazer esses exercícios em casa e aumente a sua qualidade de vida.