Todos nós sabemos da importância de uma boa alimentação. No entanto, muitas vezes deixamos de lado essa preocupação na hora de preparar nossas refeições.
Thaís Garcez | 9 de Maio de 2020 às 21:00
Todos nós sabemos da importância de uma boa alimentação. No entanto, muitas vezes deixamos de lado essa preocupação na hora de preparar nossas refeições. Para ajudá-lo, nós separamos 5 dicas que irão tornar seus pratos mais saudáveis com pequenas alterações na hora do preparo.
Compre um borrifador (spray) não aerossol para óleo e encha-o com seu óleo ou azeite favorito. Use-o para untar tabuleiros, grelhas e frigideiras ou para borrifar diretamente pães e folhas de salada. É econômico e você verá que pode reduzir radicalmente a quantidade de gordura usada para cozinhar sem afetar o sabor.
Quando você fizer estrogonofe de carne ou molho cremoso para massas, use a versão light do creme de leite ou o creme de soja. Essas duas opções
mantêm a mesma textura com menos calorias e menos gorduras.
Todos sabemos da importância de comer frutas, legumes e hortaliças. Mas, às vezes, não sabemos bem como incluí-las no dia a dia. Eis aqui duas maneiras fáceis de enriquecer a dieta de sua família:
❉ Faça um purê com legumes levemente refogados, como cebola, aipo, pimentão vermelho, couve-flor ou cenoura. A seguir, misture esse purê a molhos, ensopados e sopas para dar sabor e uma dose extra de vitaminas e antioxidantes.
❉ Substitua metade da gordura das receitas de bolos por maçãs ou ameixas secas em purê. Acrescente cerca de 5 colheres (sopa) de água para cada 100g de maçãs cozidas ou ameixas reidratadas e descaroçadas e bata no liquidificador para fazer o purê. Ou, para uma sobremesa rápida, acrescente esse purê ao iogurte natural.
Evite purê de batatas com leite e manteiga. Experimente estas idéias:
❉ Acrescente um pouco de purê de couve-flor à batata amassada. Você sentirá pouca diferença em termos de sabor, mas terá menos amido e mais fibras. E use leite desnatado e o mínimo de manteiga.
❉ Dê vida ao purê com 1 colher (chá) de mostarda com grãos.
❉ Como opção às batatas assadas, sirva abóbora ou milho verde – os dois têm mais nutrientes do que a batata.
O seu médico pode não lhe contar isto, mas, como algumas vitaminas são lipossolúveis, você precisa ingerir um pouco de gordura para absorvê-las. Mas isso não significa acrescentar mais gordura à sua dieta. Um bife, por exemplo, fornece gordura suficiente para você absorver nutrientes contidos
nos legumes e verduras servidos como acompanhamento.