Seja quais forem seus animais de estimação – um pássaro, um cachorro ou um gato – cuidar deles da melhor forma possível sempre é o objetivo, não é mesmo?
Julia Monsores | 20 de Outubro de 2019 às 14:00
Seja quais forem seus animais de estimação – um pássaro, um cachorro ou um gato – cuidar deles da melhor forma possível sempre é o objetivo, não é mesmo? Afinal, eles são os nossos melhores amigos e ainda podem prolongar nosso tempo de vida! Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem ajudá-los.
Você já ouviu falar que adicionar suco de tomate, vinagre de maçã ou bicarbonato de sódio à refeição do cachorro neutraliza a acidez da urina que destrói sua grama? Na verdade, isso não passa de puro folclore. Nada que você acrescente à dieta dele impedirá que a urina mate a grama. O fato é que não é a acidez que danifica a grama, mas a alta concentração de nitrogênio existente na urina do cão.
O pior é que seguir esse conselho infame pode ser bastante prejudicial, pois parece que adicionar suplementos que alteram o pH, tais como suco de tomate, vinagre ou bicarbonato de sódio, à alimentação dos cachorros, pode resultar em doenças do trato urinário, infecções na bexiga, formação de cristais e de cálculos renais.
Se o pelo do seu animal estiver um pouco opaco, experimente complementar o banho – após lavá-lo com o xampu da marca habitual – enxaguando-o com um litro de chá quente sem açúcar.
Seu gato deixou um dos lados da cadeira nova em frangalhos? Enquanto ela estiver sendo reformada, faça um poste arranhador grampeando ou colando um pedaço de tapete a um bastão de madeira ou um pedaço de tábua. Prenda o poste verticalmente em uma plataforma de madeira de 1 cm martelando os pregos na parte inferior. Se tiver sobras de carpetes, o novo poste arranhador não custará nada. Se este não for o caso, poderá comprar um retalho bem barato em lojas especializadas.
Se quiser dar um nome apropriado à sua tartaruga de acordo com o sexo, descobrir a resposta para essa pergunta é mais fácil do que você imagina. Vire a tartaruga e examine a parte inferior do casco – conhecida como plastrão. Se o plastrão for convexo (curvado para fora), a tartaruga é fêmea; se for côncavo (curvado para dentro), a tartaruga é macho. Como as curvas são discretas, talvez seja necessário segurar o animal horizontalmente diante dos olhos para determinar o formato das curvas do plastrão.
Utilize joias velhas para ocupar seu passarinho. Pendure uma pulseira, um colar ou um anel antigo no topo da gaiola – seu bichinho não está nem aí para o que esteja na moda, desde que tenha algo brilhante para brincar. Cuidado para não usar nada que contenha pedras preciosas ou partes que o pássaro venha a arrancar e engolir. Coloque o objeto do lado de fora da gaiola, de maneira que o pássaro possa bicar, mas não consiga puxá-lo para dentro dela.