Sente que seu cabelo já perdeu a forma depois desses dias de isolamento? Então, confira dicas para cortar o cabelo sozinho(a) sem precisar sair de casa!
Cortar o cabelo em casa, principalmente sozinho(a), parece uma missão para lá de difícil, certo? Muitos especialistas em cabelo, inclusive, dizem que não é apropriado fazer isso em casa, pois é possível não obter o resultado desejado.
Mas, visto que estamos vivendo um momento de muitas incertezas, e frequentar salões de beleza ainda não é seguro, uma boa alternativa para deixar o corte de cabelo em dia é se aventurar e fazer o trabalho dentro de casa, sozinho ou com algum ajudante.
E para conseguir o melhor resultado, é preciso ficar atento a alguns pontos antes de colocar a mão na massa ou, nesse caso, a tesoura no cabelo.
Antes de tudo, então, é preciso:
1. Preparar uma estação de trabalho
É importante escolher um local confortável, bem iluminado e que tenha um espelho para que você consiga cortar o cabelo sozinho(a). Além disso, fique atenta ao ambiente, pois como os fios de cabelo normalmente são finos, eles podem se espalhar pelo cômodo, dificultando a limpeza. Por isso, o ideal é escolher locais pequenos, como o banheiro, por exemplo.
2. Tenha, em mãos, os materiais necessários
Para fazer um corte de cabelo sozinho(a) e em casa, é preciso ter por perto:
- Um espelho;
- Um pente fino, para pentear e ajeitar o cabelo antes dos cortes;
- Diversos elásticos para fazer marcações dos cortes;
- Uma tesoura afiada: ela precisa realmente ser capaz de cortar o cabelo, para que os fios não fiquem desfiados caso ela esteja meio cega.
3. Escolha o tipo de corte antes
Algumas pessoas já conseguem cortar o cabelo em casa de maneiras rápidas e práticas mas, se essa é a sua primeira vez, procure o corte que deseja antes, pois o passo a passo de cada estilo pode ser diferente, como vamos mostrar logo abaixo.
4. Prepare o cabelo antes de cortar
Assim como em um salão, é importante preparar o cabelo antes do corte. Para isso, umedeça os fios antes, sejam eles cacheados ou lisos. É possível também fazer o corte a seco, mas fique atento para que a tesoura não escorregue.
Ponto de atenção: sempre corte o cabelo um pouco mais abaixo do que o desejado, pois quando ele estiver 100% seco, é possível que o comprimento diminua, principalmente em cabelos cacheados.
Dito tudo isso, veja dicas de como cortar o cabelo em casa, sozinha(o).
Como cortar o cabelo em U em casa
- 1º passo: Com o cabelo seco, ou umedecido, desembarace bem os fios com o pente fino;
- 2º passo: Separe o cabelo ao meio e amarre uma metade do lado direito e a outra do lado esquerdo, com um elástico bem próximo ao ombro;
- 3º passo: Amarre outro elástico próximo às pontas do cabelo, para marcar o tamanho a quantidade que quer cortar (do segundo elástico para baixo é o que você vai retirar);
- 4º passo: Verifique se os dois lados estão alinhados e com as marcações bem certinhas, para que o corte não fique desigual;
- 5º passo: Corte acima e bem rente ao segundo elástico, que está mais próximo das pontas;
- 6º passo: Depois de cortado, retire os elásticos e penteie novamente os cabelos com o pente fino;
- 7º passo: Com os fios divididos ao meio, novamente, junte as duas metades do cabelo abaixo do queixo, com a ajuda de um elástico;
- 8º passo: Deixei o cabelo bem retinho e corte as pontinhas em sentido reto;
Depois é só retirar o elástico e conferir se as pontas estão certas e alinhadas. Caso contrário, repita os últimos passos para retirar os fios indesejados.
Como cortar o cabelo repicado em casa
- 1º passo: Desembarace bem os fios de cabelo com o pente fio;
- 2º passo: Jogue a cabeça para baixo e penteie todo o cabelo para frente, no sentido da testa;
- 3º passo: Amarre os fios em um rabo de cavalo que fique preso na testa, certificando-se que o cabelo está bem retinho;
- 4º passo: Segure a ponta do rabo de cabelo, com a ajuda do dedo médio e indicador, e corte, em linha reta, a quantidade que deseja retirar, lembrando que aqui vão ser feitos três cortes, então esse primeiro não precisa ser tão curto;
- 5º passo: Torça o cabelo para a direita e, novamente, corte em linha reta;
- 6º passo: Faça o mesmo para o lado esquerdo;
- 7º passo: Depois penteie novamente o cabelo com o pente fino;
- 8º passo: Com a tesoura na vertical, corte de leve as pontinhas do rabo de cabelo, para deixar o cabelo mais natural.
Lembre-se que é mais seguro cortar com uma certa “distância de segurança”, ou seja, o mais longe da nuca possível, para que nada dê errado.
Como cortar o cabelo reto em casa
- 1ª passo: Com os cabelos úmidos, desembarace os fios e reparta ao meio;
- 2º passo: Com a ajuda de um elástico, prenda na altura do ombro os dois lados do cabelo;
- 3º passo: Com um segundo elástico, meça a quantidade de cabelo que deseja cortar e faça a marcação;
- 4º passo: Corte, em linha reta, o cabelo acima, ou abaixo, do segundo elástico;
- 5º passo: Solte todo o cabelo e, novamente, reparta e prenda as duas partes do cabelo juntas, abaixo do queixo;
- 6º passo: Penteie novamente o cabelo preso e confira se todas as pontas estão retas.
Como cortar franja em casa
- 1º passo: Separe o cabelo ao meio e faça o desenho de um triângulo, em direção ao rosto, a contar mais ou menos três dedos a partir da testa;
- 2º passo: Penteie a parte selecionada e prenda o resto do cabelo;
- 3º passo: Com ajuda do dedo médio e indicador, pegue as mechas e corte em linha reta, lembrando de retirar menos do que o desejado, para ver se está dando certo;
- 4º passo: Faça isso por toda a parte que quer cortar da franja;
- 5º passo: Depois que terminar, penteie o cabelo para cima, e também com o auxílio do dedo médio e indicador, corte as pontas indesejadas que sobraram.
Caso queira o tipo de franja que faz a volta no rosto, basta você enrolar toda a mecha da franja para o sentido anti-horário e cortar em linha reta, na altura que deseja.
Pontos importantes:
Fique atenta(o) ao tamanho do cabelo
É importante, nesse primeiro momento, cortar o cabelo de maneira segura, ou seja, uma quantidade menor do que deseja, para ir ajustando aos poucos e, assim, chegar na altura escolhida.
Nesses casos, a pressa é inimiga da perfeição. Por isso, faça tudo com muita calma, para não ter o resultado indesejado depois.
Sempre que possível, tenha auxílio
O ideal é sempre ter alguém por perto para que te auxilie durante o processo e que consiga ver, de longe, como ficou o resultado.