31 utilidades surpreendentes do papel-alumínio

Decubra 31 funções diferentes e criativas para o papel-alumínio na limpeza de casa, jardinagem, pequenos reparos e projetos de "faça você mesmo".

Iana Faini | 3 de Outubro de 2019 às 10:00

- nzfhatipoglu / iStock

Você sabia que, além de manter o sanduíche quentinho e proteger o resto da travessa da lasanha de domingo, o papel-alumínio tem várias outras funções?

O produto foi criado na Suíça, no início do século passado, e logo se popularizou pelo mundo; sendo usado inicialmente pela indústria para embrulhar chocolates e outros itens alimentícios, graças ao seu poder de isolamento térmico. Hoje, está presente na maioria dos lares brasileiros.

Porém, esse item comum também pode ser uma grande ajuda na hora de limpar a casa; cuidar das plantas na horta; e até mesmo tirar uma boa foto. Duvida? Descubra a seguir 31 usos criativos para o papel-alumínio:

1. Crie fôrmas de bolo especiais

Faça um bolo de aniversário em forma de ursinho ou de coração para o dia dos namorados, um bolo árvore de Natal, ou qualquer forma que combine com a situação. Modele uma fôrma no desenho desejado com folha dupla de papel-alumínio resistente (como a de embalagens de quentinha) e coloque-a dentro de um tabuleiro grande.

2. Agilize a passagem de roupa

Quando você está passando roupa, grande parte do calor é absorvido pela própria tábua – exigindo que você faça muitos movimentos para alisar o tecido amassado. Para agilizar o processo, ponha um pedaço de papel-alumínio sob a capa da tábua de passar. O papel-alumínio reflete o calor, facilitando o serviço.

3. Evite manchas em talheres

Guarde os talheres que acabou de limpar sobre uma folha de papel-alumínio para evitar que fiquem manchados. Se for guardar por muito tempo, primeiro embrulhe fortemente cada peça com celofane – tome cuidado para retirar o máximo de ar possível –, depois embrulhe em papel-alumínio e vede as extremidades.

4. Esfregue as panelas

Faltou esponja de palha de aço para esfregar a panela? Amasse pedaços de papel-alumínio e use-os para fazer o serviço.

5. Afie a tesoura

O que fazer com aqueles pedaços de papel-alumínio limpo que sobraram? Use-os para afiar as tesouras! Estique-os se necessário e depois dobre as tiras em várias camadas e comece a cortar. Sete ou oito vezes devem ser o suficiente. Bem simples, não?

6. Mova os móveis com facilidade

Para empurrar móveis grandes sobre um piso liso, coloque pequenos pedaços de papel-alumínio sob os pés da mobília. Ponha o lado fosco para baixo, pois este desliza melhor que o brilhante.

7. Limpe o ferro de passar

A goma está se acumulando no ferro e impedindo que deslize? Para livrar-se dela, passe o ferro quente sobre um pedaço de papel-alumínio.

8. Ilumine a cobertura vegetal

Para fazer com que insetos e lesmas famintos mantenham distância do pepino e de outros legumes da horta, misture tiras de papel-alumínio à cobertura vegetal da sua horta. De quebra, o papel-alumínio reflete a luminosidade para as plantas.

9. Apare a gordura do churrasco

Para evitar que os respingos de carne caiam sobre o carvão, faça um aparador com 2 camadas de papel-alumínio resistente. Modele-o com as mãos ou use uma fôrma como molde (lembre-se de remover a fôrma depois de modelar o aparador). E também não se esqueça de fazer o aparador um pouco maior que a carne na grelha.

10. Mantenha as abelhas longe das bebidas

Você está se preparando para relaxar no quintal com um merecido copo de limonada ou de refrigerante. De repente, surgem abelhas zunindo em volta do copo – que para elas é um doce néctar. Mantenha os insetos a distância cobrindo firmemente o copo com papel-alumínio. Enfie um canudo no papel e aprecie sua bebida em paz.

11. Limpe a grelha

Quando o último pedaço de carne estiver assado e o carvão ainda estiver em brasa, ponha uma folha de papel-alumínio por cima da grelha para queimar os resíduos de alimentos. Da próxima vez que usar a grelha, amasse o papel-alumínio e use-o para esfregar a grelha e retirar facilmente os resíduos queimados antes de começar a assar a carne.

12. Faça um funil

Não consegue encontrar um funil? Pegue uma folha dupla de papel-alumínio resistente e enrole, formando um cone. Esse funil improvisado tem uma vantagem sobre o funil propriamente dito: você pode dobrar o papel-alumínio para alcançar orifícios difíceis, como o do abastecimento de óleo do motor do cortador de grama.

13. Faça um refletor para fotografar

Fotógrafos profissionais usam refletores para direcionar o foco de luz para áreas escuras do objeto e para uniformizar a iluminação geral. Para fazer um refletor, cubra um pedaço de papelão com cola de borracha e forre com papel-alumínio, com o lado brilhante para cima. Você pode construir um único refletor, do tamanho que quiser, mas é melhor fazer 3 painéis e uni-los com fita isolante para que fiquem em pé sozinhos e dobrem de forma a facilitar o transporte e a armazenagem.

14. Isca para peixes

Nenhuma das suas iscas chiques está funcionando? Num piscar de olhos você pode fazer uma que dê certo: embrulhe um pouco de papel-alumínio em volta de um anzol. Faça uma franja no papel de modo que cubra o anzol e agite-a quando jogar a linha.

15. Forre a bandeja de tinta

Limpar a bandeja de tinta é horrível, por isso que muitas pessoas compram bandejas plásticas descartáveis. Porém, forrar uma bandeja metálica com papel-alumínio funciona do mesmo jeito – e pode ser bem mais barato.

16. Aumente a iluminação externa

Aumente a iluminação elétrica no quintal ou acampamento construindo um refletor de papel-alumínio para pôr atrás da luz. Prenda o refletor à lâmpada com algumas tiras de fita adesiva ou isolante – não prenda a fita diretamente sobre a lâmpada.

17. Construa uma caixa de sol para plantas

Uma janela ensolarada é um ótimo lugar para as plantas que adoram claridade. Porém, como a luz vem sempre do mesmo ponto, as plantas tendem a se inclinar na direção dela. Para que as plantas recebam luminosidade de todos os lados, faça uma caixa de sol: remova o topo e uma das laterais de uma caixa de papelão e forre os outros três lados e a base com papel-alumínio, com o lado brilhante para fora, prendendo-o com cola ou fita adesiva. Ponha as plantas na caixa e deixe-a próximo à janela.

18. Faça uma incubadora de sementes

Para proporcionar um bom começo a plantas que germinam de sementes, forre uma caixa de sapatos com papel-alumínio, com o lado brilhante para cima, deixando cerca de 5 cm de papel para dobrar sobre as bordas. Faça vários furos para escoamento na base – penetrando o papel-alumínio –, e depois encha a caixa até um pouco mais da metade com terra e plante as sementes. O papel-alumínio de dentro da caixa absorverá calor para manter as sementes aquecidas enquanto germinam e o do lado de fora refletirá a luz para os brotinhos. Ponha a caixa próximo a uma janela ensolarada, mantenha o solo úmido e observe as plantinhas crescerem!

19. Esconda falhas em espelhos

Às vezes uma falha pode conferir um certo charme a um espelho antigo – mas normalmente incomoda. Você pode disfarçar com facilidade pequenas falhas na superfície refletora do espelho colocando um pedaço de papel-alumínio, com o lado brilhante para fora, no verso do vidro. Para prender o papel no lugar, use fita adesiva para afixá-lo no fundo ou na moldura do espelho. Não use a fita adesiva diretamente no espelho.

20. Plante mudas sem emaranhá-las

Ajude as mudinhas a crescerem fortes e ordenadamente plantando-as num recipiente coberto por uma folha de papel-alumínio. Faça alguns furos no papel para inserir as mudas. Há até uma vantagem extra: o papel-alumínio torna a evaporação da água mais lenta, portanto, você vai poder regar com menos frequência.

21. Proteja as maçanetas

Quando for pintar portas, o papel-alumínio é ótimo para envolver as maçanetas, evitando que fiquem sujas de tinta. Sobreponha o papel na porta quando embrulhar a maçaneta e depois passe um estilete em volta da base da maçaneta para aparar o papel. Assim você pode pintar até a borda da maçaneta. Além de embrulhar as maçanetas das portas que você vai pintar, embrulhe todas as maçanetas que estão no caminho até o local onde você vai limpar as mãos e os pincéis.

22. Aqueça os pés no acampamento

Mantenha os dedos dos pés bem quentinhos em noites frias no acampamento. Embrulhe algumas pedras em papel-alumínio e aqueça-as na fogueira. Na hora de dormir, envolva as pedras em toalhas e coloque-as no fundo do seu saco de dormir.

23. Evite que a tinta endureça

Quando você abre uma lata de tinta já usada, normalmente encontra uma película ressecada na superfície. Isso não apenas é chato de remover, como os pedaços ressecados podem cair na tinta. É possível evitar esse aborrecimento, lançando mão de um duplo ataque ao fechar uma lata de tinta já utilizada: primeiro, ponha um pedaço de papel-alumínio sob a lata e faça um risco em volta dela. Recorte o círculo e ponha esse disco de papel-alumínio na superfície da tinta. Depois, respire fundo, sopre na lata e coloque rapidamente a tampa. O dióxido de carbono que você soprou na lata substitui o oxigênio e ajuda a impedir que a tinta resseque.

24. Dê polimento ao cromo

Para deixar brilhantes utensílios domésticos, carrinhos de bebê, pias e para-choques de carros antigos, amasse um pouco de papel-alumínio com o lado brilhante para fora e esfregue com vontade. Se esfregar com bastante força, o papel-alumínio chega até a remover a ferrugem. Atenção: a maioria dos “cromados” de carros novos é na verdade plástico. Nesse caso, não os esfregue com papel-alumínio.

25. Mantenha úmido o pincel

Vai continuar a pintar amanhã? Não se preocupe em limpar o pincel – é só retirar o excesso de tinta e embrulhá-lo bem apertado em papel-alumínio (ou filme plástico). Use um elástico para prender bem o papel-alumínio no cabo do pincel. Para guardá-lo molhado por mais tempo, ponha o pincel embrulhado no freezer, como um picolé sabor alumínio. No entanto, não se esqueça de descongelar o pincel cerca de uma hora antes de usá-lo.

26. Asse uma massa de torta perfeita

Evite queimar as bordas das tortas caseiras, cobrindo-as com uma tira de papel-alumínio. Esse procedimento preserva as bordas da torta enquanto o restante fica perfeitamente dourado.

27. Conserte as pilhas frouxas

A lanterna, o controle remoto ou o brinquedo do seu filho está falhando? Dê uma olhada no compartimento das pilhas. As molas que mantêm as pilhas no lugar podem perder a tensão com o tempo, deixando as pilhas frouxas. Dobre um pedaço de papel-alumínio até ficar com espessura suficiente para acabar com a folga. Ponha o papel-alumínio entre a pilha e a mola.

28. Esfarele o açúcar mascavo

Para transformar o açúcar mascavo empedrado novamente em pó, corte um pedaço, embrulhe-o em papel-alumínio e leve ao forno a uma temperatura de 150°C por 5 minutos.

29. Dê brilho à prataria

A prataria anda sem brilho? Experimente a troca iônica, reação molecular na qual o alumínio age como catalisador. Tudo o que você precisa fazer é forrar uma panela com papel-alumínio, enchê-la com água fria e acrescentar 2 colheres de chá de sal. Ponha os objetos de prata na solução, deixe de molho por 2 a 3 minutos, depois lave-os e seque-os bem.

30. Mantenha o forno limpo

Você está assando uma lasanha ou outro prato quente fumegante? Evite os respingos na base do forno colocando 1 ou 2 camadas de papel-alumínio na prateleira do forno. Atenção: não forre a base do forno com papel-alumínio. Isso poderia provocar um incêndio.

31. Tire os animais de estimação do sofá

Não consegue tirar o Totó do sofá novinho em folha? Ponha um pedaço de papel-alumínio sobre os assentos e, depois de uma tentativa de deitar na superfície barulhenta, seu mascote não vai considerar aquele um lugar confortável.

papel-alumínio como usar papel alumínio