Cansado de ser aquele se sempre perde no jogo de pedra, papel e tesoura? Então confira esses truques de mestre e descubra como ser campeão!
Cansado de ser aquele se sempre perde no jogo de pedra, papel e tesoura? E de sempre escolher o lado errado da moeda no cara ou coroa? Então confira esses truques de mestre e descubra como ser campeão!
1 – Vencendo no pedra, papel e tesoura
Comecemos com o básico: pedra (punho fechado) vence tesoura (dedos indicador e médio formando um V), que vence papel (mão aberta), que vence pedra. Eis como vencer seu adversário, segundo Neil Farber, que escreve na revista Psychology Today.
Os vencedores tendem a se agarrar ao sucesso, e, se ganharam com tesoura, é provável que usem tesoura outra vez, e você os vencerá com pedra. Em geral, os perdedores tentam uma nova estratégia, e provavelmente seguirão uma sequência específica e previsível.
Se perderem com pedra, é provável que depois tentem papel (e você os cortará com a tesoura). Caso seu adversário seja agressivo ou nervoso, a arma escolhida será a pedra, que lembra o poder. Por sua vez, o jogador experiente provavelmente evitará a pedra; é óbvia e pesada demais. (Sacou?)
2 – Como roubar no cara ou coroa
Em primeiro lugar, certifique-se de que seja você a pegar a moeda, jogar para o alto e escolher primeiro. Agora tateie a moeda. Que lado tem mais relevo? (Geralmente, cara.) Então, faça o seguinte:
- jogue a moeda;
- pegue-a;
- com um movimento rápido, passe a ponta do dedo no alto da moeda enquanto a vira nas costas da outra mão. Se o alto tiver mais relevo (cara), peça coroa; lembre-se que você vai virá-la.
Se o alto for liso, peça cara. Se o adversário gritar “Escolha no ar!”, passe rapidamente o dedo no alto quando a moeda cair na palma de sua mão. Se for lisa e você pediu coroa, anuncie: “Coroa! Perdeu, playboy!” Mas se você pediu cara, vire-a nas costas da mão e diga: “Cara! Perdeu, playboy!” Se não for você a jogar a moeda, seja o primeiro a escolher – e peça o lado que estiver para cima antes do lançamento. Estudos mostraram que o lado de cima tem 51% de probabilidade de cair para cima outra vez.
3 – O rei do “escolha um número”
Esse método dá certo quando um amigo pede a você e a outra pessoa que escolham um número de um a dez; e quem chegar mais perto do número correto, ganha. Deixe seu rival tentar primeiro. Digamos que ele escolha sete.
Aí você escolhe seis. Isso lhe dá 60% de chance de vencer. Se, presunçoso, ele gritar “Três dá sorte!”, você responde “Quatro dá mais sorte ainda!” E deveria, porque lhe dá 70% de chance de vencer. Caso seu rival aposte tudo no cinco, aposte você tudo no seis. Pelo menos a probabilidade será meio a meio.
ANDY SIMMONS
Buscando mais dicas? Confira nossa seção de Superdicas!