Nas próximas décadas, estima-se que 30% a 55% dos empregos serão automatizados. No entanto, crescem também as oportunidades para os famosos freelancers.
Douglas Ferreira | 22 de Agosto de 2019 às 10:00
Nas próximas décadas, estima-se que 30% a 55% dos empregos serão automatizados. Diante disso e da crise que assola o Brasil, é possível prever que a escassez de trabalho será ainda maior. No entanto, na contramão deste cenário, crescem também as oportunidades para profissionais autônomos. Para ter sucesso como freelancer, porém, algumas dicas não podem ser ignoradas.
Nômade Digital: será que este é seu emprego dos sonhos?
Este profissional tem mais liberdade. Não precisa, por exemplo, cumprir o horário trivial de expediente ou ficar preso a um escritório de segunda a sexta. Por outro lado, a liberdade demanda maior responsabilidade.
Portanto, preparamos 19 dicas para ser um freelancer de sucesso e aproveitar as oportunidades deste novo mercado. Leia com atenção a seguir.
Trabalhar como autônomo é uma nova fase na vida. E, como tal, necessita planejamento. Defina detalhes importantes, como seus horários de trabalho e o local onde vai exercer a nova função, principalmente.
Enumere seus pontos fortes e fracos. A partir destes, você deve investir nos fortes e trabalhar nos fracos para superá-los. Não seja o seu próprio obstáculo.
Como autônomo, o seu cartão de visita passa a ser seu portfólio. Invista sua atenção neste item. É recomendado também ter duas versões do portfólio — uma impressa e outra na web.
Nesta nova realidade, será necessário conquistar clientes interessados no seu trabalho. Vá em busca de contratantes e apresente seu portfólio ao seu público-alvo.
No mundo dos negócios, estabelecer contatos (networking) é fundamental para aumentar suas possibilidades de sucesso.
Não adianta vender areia no deserto. É preciso conhecer minuciosamente seu público-alvo. Só assim conseguirá clientes e resultados convincentes ao mercado.
Foco e dedicação são palavras de ordem para o novo profissional deste século.
É comum encontrar resistência entre familiares e amigos ao decidir ser um freelancer. Muitos ainda não conseguiram entender como se dá esta nova modalidade de trabalho. Persista.
Na internet, já há uma série de sites com oportunidade para freelancers. Pesquise e participe!
Estabeleça o mínimo que pode cobrar. Com a concorrência na internet, o 'piso' para o trabalho é mais baixo, mas nem sempre a qualidade ofertada é satisfatória. Valorize seu trabalho.
No cenário do autônomo, amarras como rigidez de horário a cumprir não existem mais. Portanto, administre bem seu tempo para conseguir satisfazer o cliente.
Não é porque não há mais necessidade de 'bater ponto' que você pode se dar ao luxo de trabalhar de qualquer jeito. Cumprir prazo é indispensável ao freelancer. Organize-se e tenha responsabilidade.
Ao contrário da modalidade de contratação via carteira de trabalho, na qual o salário está estabelecido mensalmente, o freelancer lida com a intermitência dos ganhos. Por isso, planeje suas finanças para não se complicar com as contas.
Trabalhe bem para construir sua imagem no seu segmento. Ser renomado na sua área lhe permitirá escolher os clientes que melhor pagam, por exemplo.
Esta relação permitirá que eventualmente, você convide ou seja convidado para dividir projetos.
Traçar um ritual para trabalhar como freelancer facilitará no seu processo disciplinar.
Dada a flexibilidade de tempo e espaço para trabalhar, é comum que o freelancer seja interrompido por diversas vezes, quando em casa. Isto porque há quem acredite que se está em casa, não está trabalhando. Estabeleça limites e deixe claro sua nova realidade.
Na internet há uma série de freelancers que dividem seus sucessos e fracassos. É uma boa fonte de inspiração.
É comum tomarmos conhecimento apenas das vitórias dos profissionais que se lançam à nova realidade do mercado. No entanto, mesmo estes já passaram por inúmeros percalços nesta caminhada. Conheça os bastidores da carreira do freelancer.