Aprenda a cuidar dos seus pés depois de um dia cansativo e a não deixar que seus sapatos novos te machuquem mais com esses truques infalíveis.
Thaís Garcez | 24 de Outubro de 2019 às 16:06
Caminhar muito, dançar por várias horas seguidas ou ficar tempo demais em pé, principalmente com sapatos novos e desconfortáveis, pode causar dor nos pés. Mas não é preciso se sacrificar pela moda e deixar que os sapatos machuquem seus pés ou jogá-los no fundo do armário e perder o dinheiro gasto. Basta alguns cuidados antes e depois de usá-los.
Veja como cuidar bem dos pés cansados e dar um jeitinho nos sapatos novos. Aproveite e dê uma olhada no passo a passo para manter seus sapatos sempre limpos e preservados.
Tente sempre comprar sapatos à tarde. No período da manhã nossos pés costumam ser menores por estarem menos inchados.
Encha dois sacos plásticos com água e feche-os bem (o ideal são os com fecho para vedação, geralmente usados para congelar comida), insira os sacos nos sapatos de modo que eles fiquem totalmente preenchidos e coloque-os no congelador. Após uma noite, tire os sapatos do congelador e espere a água derreter um pouco para retirar os sacos plásticos sem danificar os sapatos. Experimente usando uma meia e ande pela casa. Caso seja necessário, repita o procedimento.
Esfregar vinagre dentro dos sapatos de couro novos, especialmente os mais escuros, evita que percam a cor com o tempo.
Se o sapato novo estiver apertado, embeba um chumaço de algodão em álcool ou vinagre, umedeça os pontos que apertam e calce o sapato por algum tempo em casa.
Antes de sair para a rua com os sapatos novos pela primeira vez, aplique uma fina camada de creme impermeabilizante para evitar manchas. Alguns materiais, como couro e camurça têm produtos específicos para esse fim, geralmente vendidos também em lojas de sapatos.
Os saltos de cortiça tornam-se mais resistentes e duram mais com uma simples aplicação de esmalte de unha incolor.
Uma massagem nos pés revigora pés cansados. Prepare um óleo de massagem misturando 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas com 3 gotas de óleo de alfazema. Aplique-o nos pés com movimentos circulares delicados e uniformes. Comece pela sola, indo da ponta dos dedos em direção ao calcanhar. Em seguida, massageie o peito do pé, começando também pelos dedos. Uma escova para massagens também pode ser usada.
Um banho para os pés com flores de sabugueiro renova a energia de pés cansados e inchados. Ferva 2 punhados de flores de sabugueiro e 1 punhado de flores de hortelã em 1 litro de água. Depois de deixar esfriar e coar a mistura, derrame o caldo em uma bacia pequena com água morna e mergulhe os pés durante 10 minutos.
Prepare um banho medicinal enchendo uma bacia com água morna e adicionando algumas gotas de óleo de camomila ou de alfazema.
No caso de pele rachada, é recomendável fazer um banho de imersão com água morna, acrescentando 1 litro de leite ou de soro de leite.
Para produzir um sal de banho revigorante, dilua 2 colheres de chá de óleo de alecrim e 2 de folhinhas de alecrim em 2 colheres de sopa de álcool a 70%. Em seguida, adicione 250 g de sal marinho e misture todos os ingredientes. Dilua então 2 colheres de sopa do sal de banho em 2 litros de água morna e ponha os pés de molho durante 10 minutos. Armazene o sal de banho restante em um frasco bem vedado.
Uma esfoliação com areia e sal marinho remove calos e escamas da sola do pé. Misture bem 1 copo de areia fina, 2 colheres de sopa de sal marinho, 200 ml de azeite de oliva, 2 gotas de óleo de alecrim, 2 de hortelã e 2 de limão. Massageie a mistura na sola dos pés em movimentos circulares. Enxágue com água morna e seque bem os pés.
Para tratar pele ferida e áspera, você pode aplicar o seguinte óleo de ervas: aqueça 100 ml de azeite de oliva, acrescente 10 g de flores de calêndula e de alfazema e deixe cozinhar em fogo baixo durante 3 minutos. Coe o óleo já frio, espremendo bem as flores. Esfregue uma pequena quantidade do óleo nas mãos e aplique sobre os pés.
Contra pés cansados, nossos avós já colocavam folhas de samambaia dentro do sapato e, para pés machucados, folhas de tanchagem.
Para relaxar, faça um banho para os pés em água quente (38°C) com gotas de óleo de eucalipto, alecrim ou zimbro.
Em caso de dores nas pernas ou nos pés, massageie-os com uma loção à base de arnica.