Normalmente, os alimentos gordurosos são os mais cobiçados do cardápio. No entanto, é preciso que o consumo de gordura seja moderado para não causar
Thaís Garcez | 14 de Maio de 2020 às 21:00
Normalmente, os alimentos gordurosos são os mais cobiçados do cardápio. No entanto, é preciso que o consumo de gordura seja moderado para não causar futuros problemas de saúde; como colesterol alto. Mas com algumas substituições de ingredientes é possível manter o sabor dos seus pratos favoritos.
Use a imaginação para encontrar novas formas de cozinhar sem gordura. Seja um molho para salada à base de suco de fruta, seja um molho para batatas assadas, experimente estas sugestões para estimular sua criatividade culinária.
1. Não decore sopas com creme de leite, croûtons fritos ou bacon.
Escolha um toque final apetitoso sem adicionar gordura. Ou, então, realce um dos ingredientes: cenoura ralada com sopa de cenoura ou de legumes, camarões numa sopa de peixe etc.
2. Escolha cortes de carne “extra magros” e retire toda a gordura visível.
3. Se for usar ingredientes como anchovas, azeitonas ou tomates secos em conserva de óleo, escorra-os bem e seque qualquer restinho de óleo com papel-toalha.
4. Ao assar no forno, você pode substituir um ovo inteiro por duas claras.
As claras, que não contêm gordura, também podem ser batidas para preparar pães de ló bem leves.
5. Para preparar sopas cremosas, adicione batatas ou feijão-branco enquanto a sopa estiver cozinhando em fogo baixo. Depois bata tudo até obter um purê.
6. Não exagere nas guarnições. Amêndoas em lascas contêm 9 g de gordura; croûtons, 6 g; crème fraîche, 5 g; e pedacinhos de bacon crocante, 3 g.
7. Em vez de usar uma massa roux feita com manteiga, engrosse os molhos com amido de milho e uma pasta com leite desnatado, iogurte desnatado, caldo ou água.
8. Para acompanhar grelhados, use molhos picantes de frutas frescas e legumes em vez de molhos cremosos ou de carne.
9. Em vez de untar assadeiras, use papel manteiga para forrá-las e evitar que os alimentos grudem.
10. Prepare purês de frutas frescas para servirem de coberturas de sobremesas, tão saborosos quanto o creme de leite.
11. Amasse as batatas com um pouco de aipo-rábano cozido para obter um sabor extra. Não será preciso usar manteiga ou creme de leite. Ou prepare uma infusão de um dente de alho amassado em leite desnatado quente enquanto as batatas estiverem cozinhando (pode ser feita no micro-ondas). Junte a infusão às batatas e bata tudo.
12. Corte a batata assada e esprema suco de limão, salpicando pimenta-do-reino para obter um sabor forte e sem gordura.
13. Espalhe geleia de frutas na torrada – assim você não sentirá falta da manteiga. Não adicione manteiga aos lanches com torradas, como ovo mexido ou tomate grelhado. Deixe o sabor da cobertura ficar evidente. Passe maionese light nos sanduíches.
14. Se quiser uma cobertura de queijo, um pouco de queijo parmesão ralado fica bom quando misturado a farinha de rosca e/ou ervas.
15. Corte a gordura em algumas receitas de pudim e bolo substituindo até metade da quantidade de manteiga, margarina ou óleo vegetal por um purê de frutas secas. Procure por um purê de ameixa seca já pronto ou prepare-o no processador de alimentos com um pouco de água quente, para dar uma textura macia. Purês de damasco seco, maçã, banana e tâmara são outros substitutos por darem o toque molhadinho e o sabor que seriam proporcionados pela gordura.
Atenção! A ingestão de gordura é importante para o funcionamento correto do organismo. Portanto, não elimine completamente a gordura da sua alimentação, faça as substituições sugeridas e tenha refeições mais saudáveis. Aproveite e veja como consumir corretamente alimentos gordurosos de acordo com a sua idade.