Confira 13 dicas de pesquisadores e especialistas e descubra como você pode manter a limpeza da sua casa e vê-la livre de doenças.
Redação | 1 de Julho de 2020 às 01:01
Recentemente, a maioria de nós, como nunca antes, tem passado mais tempo em casa. Talvez você tenha aproveitado a oportunidade para fazer uma faxina, ou talvez esteja planejando fazer… amanhã. Estas dicas podem ajudar a tornar sua residência melhor para o corpo e a mente.
Que tal manter a casa limpa no momento em que entrar nela – literalmente? Tire os sapatos à porta. Um estudo da Universidade do Arizona constatou que, em média, os sapatos abrigam quase 421 mil bactérias diferentes, como estreptococos e Escherichia coli. Inseticidas, alcatrão, chumbo, mofo e produtos de limpeza também podem entrar em sua casa pelos sapatos. Deixe um par de chinelos junto à porta da frente.
Os limpadores naturais são ótimos e também podem ser surpreendentes. Não tem água sanitária? Experimente vodca! A vodca de alto teor alcoólico (pelo menos 60%) é um ótimo desinfetante. Portanto, se tiver em casa vodca que não planeja beber, misture-a com o mesmo volume de água, ponha num borrifador e use para limpar lençóis, sofás e poltronas.
Mesmo que ache que desinfetou tudo, você pode ter esquecido alguns “ímãs” de germes. Um que já ficou famoso: o porta-escovas de dente. Enxágue-o diariamente e o lave a intervalos regulares. Outro culpado: esponjas de cozinha. São tão anti-higiênicas que foram expulsas da cozinha dos restaurantes.
Lâmpadas ultravioleta portáteis são muito exaltadas como eliminadoras de germes. Os hospitais usam lâmpadas UV-C fortes para desinfetar quartos, porque matam vírus (talvez até o novo coronavírus). Mas atenção: nem todos os sistemas de desinfecção domésticos usam UV-C, e algumas lâmpadas ultravioleta podem facilmente queimar sua pele.
Se as paredes da casa parecem se fechar sobre você, talvez esteja na hora de renová-las com uma nova demão de tinta. Estudos mostraram que a cor influencia o humor. Pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, verificaram que o azul promove a criatividade e o vermelho aumenta a atenção aos detalhes.
Outro auxílio ao bom humor: trabalhe perto da janela. Num pequeno estudo, voluntários trabalharam do meio-dia às 20 horas numa sala iluminada principalmente com luz natural e em outra iluminada principalmente com luz artificial. No fim do segundo dia, os que trabalharam na sala iluminada pelo sol estavam menos sonolentos e tiveram melhor desempenho em testes cognitivos.
Não se esqueça de limpar também o ar da casa. O padrão-ouro é um filtro de partículas de alta eficiência (HEPA, na sigla em inglês). O Departamento de Energia dos EUA exige que eles removam 99,97% dos poluentes e partículas no ar. Os filtros HEPA portáteis podem limpar um cômodo ou a casa inteira. (Você também pode investir 85 mil dólares num carro Tesla Model X. Os filtros HEPA são um dos acessórios de fábrica.)
Há maneiras mais baratas de limpar o ar. Comece abrindo as janelas. O ar interno pode ter duas a cinco vezes mais poluentes do que o ar externo. Os produtos de limpeza podem gerar substâncias químicas irritantes e até perigosas. Mas, se sofre de alergia sazonal, fique atento às desvantagens do ar que vem de fora.
As luminárias de sal do Himalaia são bonitas, mas não há prova de que purifiquem o ar com a emissão de íons negativos, como alguns desses produtos alegam. Dito isso, você pode obter íons negativos que melhoram o humor no ar fresco da praia, das montanhas ou depois de uma tempestade.
Por falar em sal, ele é um agente de limpeza surpreendentemente bom. Polvilhe sal de cozinha e bicarbonato de sódio no fogão imundo e limpe com um pano úmido. Use 1 colher (chá) com um pouco de água ou óleo para limpar as panelas de ferro. Se a panela for de cobre, passe uma camada de catchup antes do sal, depois esfregue e enxágue.
Muitos vírus não se espalham tão bem no ar úmido quanto nos meses secos e frios. Uma solução fácil no inverno: use um umidificador. Os Centros de Controle de Doença dos EUA não aconselham os umidificadores de névoa, que podem abrigar bactérias quando não são limpos regularmente. Os umidificadores de vapor à moda antiga são melhores. Mas o excesso de umidade pode piorar problemas respiratórios e incentivar o crescimento de ácaros, mofo e fungos. O nível ideal de umidade, principalmente para dormir, fica entre 40% e 60%.
Até a água municipal “boa” contém pequena quantidade de chumbo e cloro. Use um filtro de parede ou de torneira em vez de recorrer à água engarrafada. Num teste das águas engarrafadas mais vendidas nos Estados Unidos, os pesquisadores do Environmental Working Group encontraram misturas de oito contaminantes, como bactérias, fertilizantes e substâncias químicas industriais.
Dica de limpeza de verão dos especialistas da revista Family Handyman: troque os filtros do ar-condicionado. Você respirará um ar muito mais livre de alérgenos.