Mitos como comer tal coisa à noite fará você passar mal, ou não se deve misturar isto com aquilo, se propagam por gerações, desde o tempo da vovó.
Certamente existem mitos que, de tão velhos, acabam levando pessoas ao erro até hoje. E o pior: eles se espalham como fogo sobre palha! Confira agora uma seleção dos dez mitos mais contagiosos do mundo:
1. Cérebro direito e esquerdo
Contudo, essa divisão entre as áreas do cérebro não é exata: o lado esquerdo pode aprender habilidades tipicamente atribuídas ao lado direito e vice-versa.
2. Cães suam salivando
De fato, os cães suam pelas almofadas das patas. dessa forma, com a língua, eles apenas regulam a temperatura corporal.
3. Humanos e dinossauros
Certamente você já deve ter visto “Jurassic Park”, certo? Pois esqueça aquela realidade: humanos e dinossauros não coexistiram, apesar de 41% dos adultos dos EUA acreditarem que sim.
4. Chifres em elmos vikings
Outro mito difundido pelo cinema é o de que os vikings, como eram denominados exploradores e comerciantes que viveram na Escandinávia no final do século 7 até o século 9, usavam elmos com chifres. Na verdade, eles surgiram apenas no século 19, criados por um figurinista para uma ópera de Wagner.
5. Acordar sonâmbulos?
Ou seja, será que faz mal acordar um sonâmbulo? A resposta é: não. Talvez a pessoa fique constrangida ou até chateada por ter sido acordada do sonho, mas vai ficar bem.
6. Buracos negros
Os buracos negros, uma região no espaço, não são realmente buracos. Contudo, o termo é usado para designar objetos com força gravitacional intensa, que suga tudo que vê pela frente – inclusive a luz.
7. Leite aumenta o catarro
Não existem evidências de que laticínios contribuam para o aumento do catarro enquanto você está resfriado. Ou seja, pode voltar a comer o seu sanduíche com queijo minas.
8. Álcool mata neurônios
O álcool não tem capacidade de “matar” neurônios. Mesmo em pessoas alcoólatras, eles podem apenas sofrer lesões.
9. Pessoas desaparecidas
A polícia não exige 24 horas de espera para aceitar a queixa sobre alguém que desapareceu. Pelo contrária, notifique as autoridades assim que notar a ausência, pois o tempo é precioso nesses casos.
10. Raspar engrossa o cabelo
Sem dúvida, o cabelo que nasce novamente não é mais grosso por conta da raspagem, ele apenas parece. Isso acontece porque ele volta a crescer com a ponta cortada.