Conheça 10 truques sensacionais e simples para a limpeza do forno e não sofra mais com manchas indesejadas, mau odor e sujeira.
Douglas Ferreira | 25 de Novembro de 2019 às 14:00
Limpar o forno pode ser uma tarefa difícil, mas existem alguns truques que podem facilitar esta tarefa. Confira abaixo 10 delas e deixe a sua vida mais fácil!
Se a sujeira costuma grudar às laterais do fogão, compre juntas de vedação de plástico (do tipo usado para isolamento elétrico) em uma loja de ferragens. Posicione-as entre o fogão e a bancada da cozinha e isso impedirá que a sujeira e a gordura acumulem no local. Quando as juntas estiverem sujas, remova-as, lave-as e reinstale-as.
Se as grelhas do forno forem feitas de ferro fundido e alguma substância derramada tiver entranhado, higienize-as com um limpador de forno atóxico e coloque-as no forno da próxima vez que iniciar o procedimento de autolimpeza. Remova-as e limpe com um pano.
Se a gordura derramar no forno enquanto você estiver assando carne, polvilhe sal sobre ela antes que asse e se solidifique. Feche a porta do forno e deixe-a assar. Quando for limpar o derramamento, o sal terá se transformado numa pilha de cinzas fácil de remover.
Grelhas com comida grudada podem ser difíceis de limpar. Para que a tarefa lhe dê menos trabalho, aqueça a grelha e polvilhe sabão em pó sobre a região afetada. Em seguida, cubra com papel-toalha molhado, espere 15 minutos, retire e você verá que ficou muito mais fácil raspar e esfregar a sujeira.
Uma das maneiras mais comuns de se lavar uma grelha de forno suja é mergulhando-a em água com sabão na banheira para que a sujeira se desprenda – mas quem vai querer limpar uma banheira gordurosa depois? Experimente colocar a grelha dentro de um saco de lixo grande, ultrarresistente, e acrescentar 160 ml de detergente líquido, 240 ml de vinagre branco e água quente quase até a boca. Sele-o e coloque na banheira cheia de água quente durante uma hora. A seguir, tire a grelha de dentro do saco, esfregue, enxágue e deixe secar.
Quando estiver limpando as prateleiras do forno, não se esqueça dos trilhos sobre os quais elas deslizam. Esfregue-os com lã de aço e sabão, enxágue-os e seque-os. Por fim, passe um pouco de óleo vegetal nos trilhos para mantê-los deslizando com facilidade.
Uma vez por mês, retire o filtro do exaustor localizado acima do fogão e borrife-o com WD-40. Após uma hora, passe uma escova de dentes e enxágue com água quente.
A forma mais rápida de limpar o micro-ondas é colocar um punhado de papéis-toalha molhados em seu interior e ligá-lo na potência alta por 3 a 5 minutos. Não é preciso uma aula de ciência para saber que o vapor liberado irá amolecer a sujeira. Assim que as toalhas esfriarem, use-as para limpar o forno por dentro.
Para remover comida derramada que assou na superfície ou no carrossel do micro-ondas, prepare uma pasta com 2 partes de bicarbonato para uma parte de água e aplique-a sobre a substância solidificada. Após 5 a 6 minutos, remova o bicarbonato com uma esponja ou pano molhado e livre-se de qualquer resíduo remanescente com uma toalha de papel.
A maneira mais fácil de eliminar a gordura que se acumula nas paredes do micro-ondas é encher uma tigela refratária com água, ligar o micro-ondas na potência alta durante 2 minutos, deixar a porta fechada por outros 2 minutos e, depois, limpar com um pano macio. O vapor terá amolecido a sujeira acumulada e ela sairá com facilidade.