Se você está querendo reduzir o consumo de álcool e parar de beber, essa dez dicas que separamos irão ajudá-lo com certeza.
Redação | 13 de Dezembro de 2019 às 18:00
Reduzir o consumo de álcool raramente é fácil, mesmo quando há forte motivação pessoal e sólido apoio. No entanto, existem casos de sucesso. Assim como acontece com quem tenta parar de fumar, é importante não desistir: aceite que uma vez ou outra você pode beber mais do que pretendia e não se considere um “fracasso” por causa disso. Desde que o consumo seja menor como um todo e que você se sinta bem em relação à decisão, o sucesso virá. Se você tem vontade de diminuir o consumo de bebidas, abaixo nós separamos algumas dicas que podem ajudá-lo.
Se você vai modificar os seus hábitos relativos ao álcool, as pessoas próximas devem saber por que você pretende mudar e o que planeja fazer. Os amigos darão apoio.
Limite a quantidade que planeja beber na semana e estabeleça também uma quantidade máxima diária. Programe no mínimo dois dias sem álcool por semana. Beba nos dias e ocasiões em que você mais gosta, para que a sensação de perda seja menor.
Algumas pessoas associam determinados bares ou algumas situações ao maior consumo de álcool e têm dificuldade em reduzir a quantidade ingerida se passarem igual tempo na mesma situação. Encontrar novas atividades para os momentos de lazer ajuda a quebrar esse padrão.
Decida o que fará quando alcançar seus objetivos. Pode ser algo pequeno a cada semana, como ir ao cinema ou fazer um piquenique, ou um prêmio maior por mês. Como o menor consumo de álcool poupa dinheiro, gaste o valor economizado em algo de que você goste.
Lembre-se: o importante é a quantidade de álcool consumida, e não o número de drinques. Se você normalmente bebe cervejas mais fortes (que têm até quatro ou cinco unidades em 570 ml), ao trocar pela cerveja comum poderá beber a mesma quantidade e ainda reduzir bastante o álcool consumido.
Isso não quer dizer que você deve se encher de refrigerante. Experimente sucos de frutas diferentes ou alterne bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Não misture bebidas gaseificadas, como soda e refrigerantes do tipo cola, aos destilados. A mistura acelera a entrada do álcool na corrente sanguínea e aumenta mais rapidamente a concentração no sangue.
Infelizmente, quem está em uma roda é tentado a beber mais quando nota que os outros bebem mais rápido – esse acompanhamento pode ser considerado socialmente importante ou você pode acreditar que está fazendo valer o dinheiro gasto ao beber em todas as rodadas. Tente chegar mais tarde ou sair antes dos outros participantes.
Ao beber com o estômago vazio, você se embriaga mais rápido e então é bem mais difícil controlar o consumo. Comer antes de beber diminui a velocidade de concentração de álcool no sangue, além de trazer saciedade, tendendo a reduzir o desejo de beber grandes quantidades. Outra opção é só beber enquanto come.
Bebedores inveterados têm um modo diferente de beber – tomando grandes goles e mantendo o copo nas mãos entre os goles. Isso significa que tendem a beber mais rápido e, portanto, a consumir mais. Se você está tentando diminuir, procure tomar goles menores. Largue o copo entre os goles, pois o copo na mão estimula inconscientemente a beber mais rápido.
Se você está tentando limitar o consumo de álcool, é melhor evitar beber sozinho, principalmente em casa. Procure sempre a companhia de um amigo ou parente. É mais difícil perder o controle quando o parceiro é solidário e sabe que você vem tentando estabelecer um limite.