Após descobrir que estava com dois cistos na tireoide e que necessitaria fazer a cirurgia, sendo que a solução para evitar esse processo cirúrgico seria
Após descobrir que estava com dois cistos na tireoide e que necessitaria fazer a cirurgia, sendo que a solução para evitar esse processo cirúrgico seria perder peso, Simone Gutierrez, que está no ar na trama de “Órfãos da Terra”, não pensou duas vezes e mudou os hábitos alimentares à mesa e ainda intensificou os exercícios físicos. O resultado: menos 46 quilos e cistos controlados.
“Agora, eles estão estacionados, não cresceram. O meu emagrecimento foi por conta da saúde”, conta a atriz.
O primeiro passo foi parar de comer tanto na rua, em fast food, e passar a fazer a própria comida em casa.
“O meu maior problema eram as restrições. Eu tenho paladar de criança, nada refinado. Gosto de coisas corriqueiras, comia muito na rua. Passei a fazer a minha própria comida e a levar a minha lancheira para o trabalho. Busquei substituições no mercado e procurei receitas prazerosas com esses alimentos que não são tão gostosos como uma coxinha (risos). Passei a tratar a comida como estilo de vida e não mais como uma tortura”, enfatiza a atriz, que não é muito fã de doces.
Nada de radicalismo
“Eu não deixei de comer nada. Hoje, se tenho vontade de colocar no prato uma fatia de pizza, eu ponho”. Assim, sem culpa e grandes cobranças, a atriz conseguiu seguir com a reeducação alimentar.
“Mas é aí que está a questão: o lance é a quantidade. O equilíbrio faz parte de tudo. Lógico que durante a semana não vou ficar ‘chutando o balde’, procuro receitas saudáveis. Mas se vou numa festa, não me privo de comer o que gosto”, fala.
“Essa foi a melhor dieta da vida porque não tive cobrança… Fui comendo o que gostava, mas diminuindo as porções, aliando isso tudo à atividade física e à reeducação alimentar”.
No entanto, ela frisa que a mudança está além de incluir vegetais, legumes nas refeições diárias. “Quando você emagrece com a cabeça de gordinho, ganha os pesos de novo. A questão é muito psicológica também e vai além da dieta e dos exercícios. A cabeça tem que mudar. Eu nunca conseguiria lidar bem com essas questões como cobrança, restrição. Sempre enfatizo: o que serve para mim, pode não servir para você”, diz.
Treino aeróbico
Bailarina e sempre em contato com atividade física, Simone Gutierrez passou a intensificar as atividades aeróbicas para auxiliar na perda de peso.
“Coloquei uma esteira e um transport na minha sala (risos). E fazia todos os dias uma hora de atividade física, em especial a aeróbica. Sempre fui disciplinada por conta do balé. E sou leonina e focada, então, enquanto não alcanço a minha meta, eu não sossego”, afirma.
Certa que a dança e, hoje, a atividade aeróbica são prazeres da vida no dia a dia, ela ressalta que o importante é descobrir exercícios que façam as pessoas felizes.
“Você pode perder calorias dançando, caminhando, fazendo exercício, ioga – faço todos os dias, pela manhã. A verdade é: se você não faz o exercício com prazer, não vai emagrecer. Tem que gostar do que faz”, explica.
Feliz da vida com o novo shape, Simone Gutierrez afirma que hoje tem outra forma de encarar a alimentação no dia a dia.
“Hoje não sou uma pessoa magérrima, e sim saudável. É um outro jeito de ver a comida – que passa a não ser mais a minha inimiga”, conclui.