Diagnosticada com um cisto nas cordas vocais no ano passado, Juliana Paes, protagonista de “A Dona do Pedaço”, contou um pouco sobre sua rotina diária de
Diagnosticada com um cisto nas cordas vocais no ano passado, Juliana Paes, protagonista de “A Dona do Pedaço”, contou um pouco sobre sua rotina diária de exercícios para proteger a região.
“Calos e cistos vocais, por mais que você cuide, sempre deixam cicatrizes. Por isso, é preciso ter disciplina. Eu faça os exercícios diários para a região, e sempre que venho gravar, faço antes a minha terapia vocal. Chego ao Projac e o meu tubinho está lá na bolsa me esperando. É algo que vou ter de cuidar pelo resto da vida. Quando você é jovem, nada acontece.. Mas depois de muito uso, tive esse acidente. Porém, está tudo perfeitamente normal agora”, garante.
De volta à TV com novo visual, a atriz tem feito o maior sucesso na trama do horário nobre. E o corpo, visivelmente mais magra e mais forte, tem sido bastante comentado nas redes sociais.
“Eu emagreci durante o começo das gravações no Sul. Talvez uns quatro quilos. Acho que foi de tanta saudade que senti dos meus filhos (Pedro e Antônio). Nunca fiquei tanto tempo longe deles… Foram sete dias. Chegava à noite e eu só pensava neles. Então não tinha fome, e trabalhei muito. Às vezes, comia uma banana e dormia. Agora estou me recuperando, estou comendo feijão, arroz, batata frita (risos)”, conta.
Fios em movimento
Juliana Paes está bem diferente do seu último trabalho na TV, como a Bibi Perigosa, em “A Força do Querer”.
“Ele está mais claro e com aspecto natural, da mulher normal, que batalha no dia a dia. Foge daquele perfil de comercial de shampoo (risos). Coloquei alguns fios, mas boa parte é meu”, diz a atriz, que completou: “Outro dia, o Antônio enfiou a mão no meu cabelo e disse que ele era falso e ainda perguntou: ‘mãe quem é você de verdade?’. Respondi: ‘filho, a mamãe é um pouco de todas essas que você vê na TV’”.
Em plena era digital, do mundo das redes sociais, a atriz, que é ativa com as suas páginas pessoais, sabe que o publica tem um peso e dá o que falar. Basta colocar uma foto de biquíni ou de um produto que logo ganha muitas curtidas e comentários.
“Muitos só publicam as coisas boas. Mas eu não acho que a culpa ou responsabilidade seja das pessoas que gostam de brincar nesse espaço. Querer mostrar só coisas bacanas é da natureza humana, é natural que você queira só publicar o lado bom, postar a foto em que se saiu melhor… A gente quer levar alegria para as pessoas”, comenta.
A dona do pedaço: coragem de enfrentar a vida
Feliz da vida com a sua “Maria da Paz”, Juliana acredita que a personagem passa uma mensagem de estimular a conquista de seus objetivos com o próprio esforço.
“Contagia as pessoas que são a razão de seus próprios sucessos, que passam por dificuldades na vida e mesmo assim não desanimam. Esse é o sentido de ser a dona do seu próprio pedaço, da própria vida, de não ter medo de ser aguerrida. É ter coragem de enfrentar a vida”, explica.
Para viver a expert em bolos no folhetim, Juliana teve de se aplicar e aprender alguns ‘truques’ do mundo do forno e fogão.
“Tive aulas de culinária mais avançadas porque existem alguns segredinhos. E ainda o jeito de fazer certo algumas coisas, como quebrar o ovo com uma mão só, dar um toque no brigadeiro para ficar mais cremoso colocando uma colher de creme de leite… Engraçado é que sempre untei o bolo colocando manteiga e farinha. Mas você sabia que essa não é a melhor forma? E sim com um papel toalha: coloca a massa por cima e depois de assada, ela não gruda. Se distribuir bem essa massa e colocar na temperatura certa, vira o bolo e arranca o papel na hora de desenformar, que fica perfeito certinho. E para confeitar ajuda porque não fica com aquele excesso”, descreve.
Um olhar para o passado
Simples, falante e uma das grandes estrelas da TV, ao analisar os 20 anos de trabalho na TV Globo, Juliana vê com orgulho a trajetória trilhada até então.
“Fui galgando degrau por degrau, aos poucos. E isso te faz ter a consciência do quanto você trabalhou para chegar até aqui. Quando você batalha muito para conseguir o que quer, sabe de onde veio, tem consciência de quem você foi, não esquece do seu passado. Isso te direciona para um futuro de simplicidade. Eu venho de uma família simples, humilde, de pé no chão. Por isso, eu não consigo achar que a minha profissão é glamourosa. Entendo que as pessoas vejam dessa forma, mas eu não consigo. Trabalha-se muito aqui dentro, não é fácil”, fala.
Desafios da maternidade
Quando não está na rotina diária de gravação, aproveita a folga para dedicar o dia aos filhos.
“Ser mãe é sempre ter aquela sensação que faltou algo: não fui naquela reunião, tinha que ter feito aquele dever de casa com eles e meus filhos estão na fase em que eu deveria estar mais presente… É difícil dar conta. Fim de semana em casa é dedicação total. Ficamos desenhando no quadro, fazemos cineminha com pipoca… Sou uma mãe como todas as outras”, explica Juliana, que completa: “Educar não é fácil. Eu deixo os dois mexerem no celular só no fim de semana. E tem o avô, que é de uma geração anterior, que fala para eles não chorarem porque menino não chora. Eu escutei e falei: Não! Chora sim! Menino chora também. Eu educo com muito amor, não acredito no pé na porta, e sim na palavra doce e amorosa. A missão é diária, mas é maravilhosa”.
Confira uma galeria de fotos de Juliana Paes logo abaixo: