“É cruel dizer que só um tipo de corpo ou forma é belo”, diz Ana Baird

Atriz Ana Baird, a Nicole de 'Um lugar ao Sol', revela que já passou por questionamentos semelhantes aos vividos pela personagem.

Redação | 30 de Março de 2022 às 15:30

Sérgio Baia/iStock -

Depois de trazer ao ar temas importantes como a gordofobia e padrões rígidos de beleza ao interpretar a personagem Nicole, na novela “Um Lugar ao Sol”, a atriz Ana Baird diz que teve grande responsabilidade ao falar sobre esses temas.

“Ao mesmo tempo, eu tive a oportunidade de trazer para as pessoas – que sofrem como eu já sofri – uma possibilidade de libertação. Em cada pessoa o processo é diferente, fato. Mas, talvez, mostrando à minha aceitação eu posso ter ajudado alguém a perceber um caminho para si mesmo. Se a minha história ajudou as pessoas, já valeu essa responsabilidade”, afirma.

Leia também: Renata Castro Barbosa revela paixão pela atividade física e fala sobre carreira e maternidade

Assim como Nicole, Ana conta que fora da televisão também já passou por questionamentos semelhantes aos vividos pela personagem. A atriz deixou claro que o fato de não ter um corpo padrão já a colocou em situações desconfortáveis.

“O problema é que na época eu não questionava o sistema que me dizia que eu não poderia ser como era. Isso é muito ruim”, confidencia a atriz. Firme em suas posições, ela faz questão de contestar esse tipo de comportamento e afirma ser cruel classificar somente um tipo de corpo como bonito, como o padrão a ser seguido.

Nada de dietas milagrosas

Casada com o músico Cacau Ferrari, a atriz diz já ter recorrido a diversas dietas. A primeira foi aos nove anos e seguiu fazendo outras, sempre à procura de um corpo magro. Aos 51 anos, madura e dona das próprias escolhas, ela lida bem as questões do corpo, entendendo que nem sempre só a magreza é bela.

“Ampliei à minha percepção sobre a beleza. Hoje a enxergo fora do padrão. É cruel dizer que só um tipo de corpo ou forma é belo. A Gisele Bündchen é linda, sim, mas a Fabiana Karla também é linda. E, sinceramente, prefiro comprar uma roupa que vejo na Fabiana do que na Gisele”, entrega a atriz. “É só me dizer uma dieta que tenha surgido antes de 2016 que vou te dizer que já segui. Se dieta funcionasse, eu seria magrinha!”.

Apaixonada pelo figurino que usou nas cenas de Nicole, em “Um Lugar ao Sol”, Ana brinca que ficou com vontade de levar todas às peças para dentro do seu armário. Vendo com bons olhos o mercado da moda hoje investir mais em todos os tipos de corpo, ela conta que na adolescência essa variedade não existia.

“A roupa era para esconder e não valorizar o corpo. Hoje, a história é outra e é uma alegria sem fim! Se os corpos são diferentes, a moda tem que contemplar todos os corpos. Adorei saber que fico bem com uma calça de cintura alta. Comprei duas da mesma marca da que a Nicole usava no ar e saio por aí feliz, sentindo-me bem numa calça jeans que foi feita para o meu tipo de corpo”, explica.

Após o fim da novela, a atriz, que já mudou o cabelo, conta que está com um trabalho no teatro e aguarda convites para voltar à TV. “Recebi um convite maravilhoso para o teatro, mas ainda não posso divulgar. E aguardo mais convites para voltar à TV e o cinema”, finaliza.