A atriz Cassia Linhares fala de sua rotina em casa, durante a quarentena, com o marido e os filhos e dos cuidados para manter a saúde e a beleza.
Márcio Gomes | 22 de Agosto de 2020 às 14:00
A rotina mudou radicalmente. Em casa curtindo os filhos – Eduarda, de 9 anos, e Antonio Bento, de 5 –, Cassia Linhares conta que os dois andam sofrendo por não ir à escola, em razão da pandemia da Covid-19.
“Eles estão enclausurados, presos em casa. Assim que acabar isso tudo, a primeira coisa que quero fazer é levar os meus filhos na escola. Será demais”, conta a atriz, que se mostra surpresa com o crescimento espiritual que está alcançando nesta fase da quarentena.
“O meu mantra é: ‘Com saúde física e mental chego a qualquer lugar.’ O meu emocional fica mexido com a falta dos familiares e dos amigos. É muita saudade…”, diz Cassia, que já gravou toda a sua parte da novela Gênesis, da Record, sem data para a estreia.
Cassia conta que está numa fase de rompimentos e renascimento. Tem deixado velhos hábitos para trás e se dedicado a conhecer melhor os filhos e aprender a estruturar, com eles, mais elos de empatia e cumplicidade – e isso se estende ao marido, Renato Bussière.
“Nosso relacionamento foi o aspecto mais afetado no início da pandemia. Nós tivemos um estranhamento grande. Porém, a força que vem da nossa fé transformou o caos em paraíso! De verdade. Fizemos o Evangelho no Lar e as orações passaram a ser diárias!”, ressalta.
Por estar mais tempo em casa, a atriz tem aproveitado cada minuto para se dedicar à Eduarda e a Antonio Bento. Tanto que, no primeiro dia da aula on-line do filho mais novo, ela se viu numa situação delicada, que teve que resolver em casa.
“Eu quase caí para trás. Ele não sabia ler nem a palavra ovo! Eu me vi numa situação difícil. Resolvi alfabetizá-lo sozinha e foi uma tarefa árdua! Ele tem muita energia e trabalhei muito a minha paciência e amor para fazer desses momentos algo leve. Levo, às vezes, cinco horas – ou mais – para conseguir que ele faça seis exercícios”, conta.
Entre os programas em casa com os filhos estão na lista ir para a cozinha preparar delícias e assistir a filmes e séries.
“Fizemos muitas comidinhas gostosas e vimos muitos filmes com um balde de pipoca ao nosso lado. Aliás, até agora, eu só assisti a filme infantil e adolescente. Quando tenho tempo para mim, eu prefiro ler! Este período em casa está sendo um ‘intensivão’ com os meus filhos”, atesta Cassia Linhares.
Com um corpo de dar inveja, a atriz esbanja boa forma aos 46 anos. E ela não tem se preocupado muito com essa questão do corpo, de ganhar peso e não ter tanta regularidade com os exercícios.
“Aproveitamos para conhecer os produtores locais (que ficam aqui perto de casa) e guloseimas caseiras. Mas eu e meu marido acabamos engordando e está difícil perder peso”, entrega Cassia, que faz questão de ter alimentos orgânicos nas refeições diárias.
Agora a atriz tem evitado os industrializados e processados, reduziu o consumo da proteína animal e açúcar só é permito nos finais de semana.
Para conservar o abdome bem trabalhado, Cassia Linhares se mantém ativa. Ela gosta de malhar e não esconde a paixão pela ioga.
“Sempre faço a minha prática dos ássanas (posturas). A ioga não me deixa nunca mais! Claro que malho, mas não sou o tipo de pessoa que fica sentada, parada, entende? Abdome definido é boa postura 24 horas por dia. Não precisa ficar fazendo mil abdominais, acredite”, explica a atriz, que comprou uma bicicleta de spinning para fazer o exercício aeróbico em casa.
Sem seguir um ritual de beleza para cuidar da pele do rosto, no dia a dia ela limpa, hidrata e usa protetor solar.
Com a visão de um mundo travado pós-pandemia, a atriz vê tudo como uma mudança necessária.
“Precisamos respeitar mais a natureza, os animais e, principalmente, o semelhante. Está tudo trocado! Confuso! Precisamos achar um ajuste para nossa convivência”, define Cassia.