A apresentadora realizou um procedimento minimamente invasivo para curar lesões no joelho
Xuxa Meneghel, conhecida como a rainha dos baixinhos, foi hospitalizada nesta terça-feira (21) no Hospital Vila Nova STAR, em São Paulo, para uma cirurgia previamente agendada. A apresentadora realizou uma artroscopia no joelho, um procedimento que teve duração aproximada de 20 minutos.
O boletim médico mais recente publicado pelo hospital, aponta que Xuxa está bem. “A paciente está caminhando e se alimentando normalmente. A alta médica está prevista para amanhã, quarta-feira (22)”, informou o hospital.
Pessoas próximas à apresentadora informaram que a cirurgia estava dentro de um plano médico para tratar questões no joelho. Além disso, a equipe de Xuxa esclareceu o motivo do procedimento para acalmar os fãs.
“A operação já estava programada. Como temos a turnê, que será uma grande produção no segundo semestre, Xuxa achou melhor se prevenir e fazer o procedimento agora para estar 100% recuperada até lá”, afirmaram.
O que é artroscopia?
Segundo o Hospital São Lucas Copacabana explica que artroscopia é um procedimento moderno e pouco invasivo utilizado no tratamento de várias doenças articulares. Além disso, costuma favorecer uma recuperação mais ágil.
A artroscopia é realizada por meio de duas pequenas incisões, cada uma com menos de uma polegada de diâmetro. Em uma delas, é introduzida uma câmera digital com fibra óptica, enquanto a outra permite a inserção dos instrumentos cirúrgicos necessários.
As imagens captadas pela câmera são exibidas em um monitor, auxiliando na condução do procedimento. Com essa visualização, o cirurgião pode avaliar a articulação, diagnosticar com precisão as lesões e realizar os reparos necessários.
Como é a recuperação da artroscopia?
“No pós-operatório imediato, deve ser evitada a sobrecarga de peso sobre o membro afetado. Normalmente, o paciente precisa de muletas para se locomover durante poucos dias. Após, mais ou menos, uma semana, ele deverá iniciar as sessões de fisioterapia para tratar das dores e da movimentação do joelho”, explica o ortopedista Márcio Silveira, da clínica Salus Ortopedia, em Brasília ao site metrópoles.