Ainda que positivo para o meio ambiente, o uso da garrafa de água demanda cuidados específicos.
Com a escalada do aquecimento global, muitas atitudes ecosustentáveis tem sido tomadas, entre elas a substituição de copos plásticos por garrafas de uso individual. No entanto, ainda que essa ação seja positiva para o meio ambiente, ela pode ser bastante danosa à saúde quando as normas de higiene não são seguidas.
Leia também: 5 alimentos que NUNCA devem ser requentados ou podem te deixar doente.
Uma matéria recente publicada no site WaterFilterGuru.com aponta que garrafas de água reutilizáveis contêm em média 20,8 milhões de unidades formadoras de colônia, o equivalente a um número 40 mil vezes maior de microrganismos encontrados no assento de um vaso sanitário.
Quando nos hidratamos, os restos de alimentos e bactérias encontradas em nossa boca entram em contato com a água, permitindo assim que o abafamento e a umidade tornem o ambiente propício para a reprodução dos microrganismos.
Quais cuidados tomar com a garrafa de água?
O mais indicado é lavarmos a garrafa toda vez depois do uso, porém, isso raramente é aplicável à realidade, logo, o mais viável é lavar o recipiente no mínimo 3 vezes por semana fazendo uso de água quente e detergente.
Um ponto que vale ser ressaltado é evitar ao máximo consumir bebidas adocidadas nas garrasfas reutilizáveis, tendo em vista que o açúcar acelera o processo de crescimento das bactérias e pode ocasionar problemas de saúde.
Quais bactérias podem ter na garrafa de água?
Segundo Suhail Hussain, médico clínico geral que trabalha no Reino Unido, em entrevista ao jornal Birminghan Live, dentro das garrafas podem crescer bactérias que vivem em simbiose com os seres humanos, como o estreptococos e estafilococos, logo, caso cresçam o suficiente, esse tipo de microrganismo pode ser bastante nocivo à pessoas que já estejam debilitadas.
"Bactérias como E.Coli muitas vezes podem colonizar a garrafa de água após manuseio repetido, como colocar e tirar a tampa", afirmou o especialista.
Além de sintomas como diarreia ou vômito, o acúmulo de mofo dentro da garrafa pode ocasionar outros problemas como coriza, espirros, olhos vermelhos e com coceira.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!