Você sabe quais são as consequências de ficar um mês sem treinar?

Existem consequências significativas quando uma pessoa fica um mês sem realizar exercícios físicos.

Esther Ramos | 26 de Julho de 2024 às 12:00

Sabemos que nem todo dia estamos dispostos a treinar, mas depois de um mês as coisas ficam mais sérias. - dusanpetkovic/ iStock

Ficar um mês sem treinar pode causar perda de massa muscular e redução do condicionamento físico e da capacidade cardiorrespiratória. Segundo Franz Knifis, professor da pós-graduação da Faculdade UNIGUAÇU, uma pausa de duas a quatro semanas nos treinos pode prejudicar significativamente a condição física.

Ele destaca que, para quem treina de forma leve a moderada, um mês de interrupção pode resultar em até 40% de diminuição na força e capacidade aeróbica, 20% na capacidade cardiovascular e 10% a 12% na eficiência da troca gasosa. Mas será que são apenas essas as consequências para o nosso corpo? E como recuperar o tempo perdido? Vamos ver as dicas dos especialistas.


Você também pode se interessar:


O que acontece quando ficamos um mês sem treinar?

Segundo o professor, ficar um mês sem treinar leva a uma perda significativa de todos os ganhos obtidos ao longo do tempo. Eduardo Netto, diretor técnico da rede de academias Bodytech, acrescenta que, após 10 semanas sem treinar, a aptidão física do indivíduo retorna ao nível anterior ao início do treinamento.

Ele observa que quem treinou continuamente por anos mantém alguns benefícios por mais tempo, mas há prejuízos para todos. A recuperação depende de variáveis como o nível de condicionamento físico anterior, a intensidade do treino, a idade, a dieta e até a genética.

"Se a pessoa treina há um ano e fica um mês parada, levará cerca de dois meses para recuperar a forma anterior. Se treina há mais de dois anos, nas primeiras duas semanas consegue recuperar o condicionamento, mas a forma estética demora mais", diz Netto.

Como recuperar o tempo perdido?

Franz sugere que mesmo quem não consiga treinar musculação regularmente deve incluir atividades físicas na rotina. “O indivíduo que faz musculação de 4 a 5 vezes na semana e, de repente, para, deve tentar manter alguma atividade física ao menos duas vezes na semana”, afirma.

Ele recomenda atividades como corrida, caminhada, ciclismo ou qualquer outro exercício que utilize o peso do corpo para minimizar as perdas.

Como a perda acontece?

A perda dos resultados varia conforme o tipo de treinamento e o nível de condicionamento físico. De forma geral, a capacidade aeróbica começa a diminuir significativamente após duas semanas, enquanto a força muscular pode ser mantida com treinos reduzidos por até 12 semanas, mas começa a declinar posteriormente.

Mudanças na composição corporal e na flexibilidade ocorrem dentro de 4 a 12 semanas sem treino. Além disso, outros sintomas podem ser percebidos, como aumento de peso, diminuição do condicionamento físico, mudança de humor, aumento nos níveis de estresse e piora da qualidade do sono.

Fontes: Viva Bem UOL e Metrópoles.


Gostou do nosso conteúdo? Confira também: 15 sintomas comuns de pessoas com deficiência de Vitamina C.

alimentação saudável treino musculação dieta perda de peso massa muscular corrida

Leia também

Como tirar o cheiro de cachorro molhado do tapete e sofá

Nariz ressecado no inverno? Saiba como reveter esse quadro

10 k-dramas que chegam à Netflix ainda em 2024

Saiba tudo sobre o medicamento que promete retardar o envelhecimento

Nipah: causas e sintomas do vírus sem cura com potencial pandêmico

Nipah: vírus incurável mata adolescente na Índia