Pesquisa científica relaciona vírus típico da infância à demência durante a terceira idade.
Uma pesquisa recente reacendeu alertas à saúde pública acerca do vírus Varicela-zóster, o patógeno que causa a catapora na infância e, mais tarde, pode reativar-se como Herpes-zóster. Cientistas afirmam que esse vírus foi associado a um risco maior de desenvolvimento da demência em idosos.
Entenda a ligação entre o vírus e a demência
O estudo, intitulado “A associação entre o vírus varicela-zóster e a demência: uma revisão sistemática e meta-análise de estudos observacionais”, realizado por Juan Gao, identificou que a reativação do VZV, muitas vezes anos após a infecção inicial, pode resultar em inflamações no sistema nervoso central, um fator considerado capaz de desencadear dano neuronal crônico e, com o tempo, agravar o risco de doenças neurodegenerativas.
Ou seja, embora um indivíduo possa vir a ser contagiado com catapora ainda na infância, o vírus permanece no organismo e em determinadas circunstâncias, ele pode se reativar e ocasionar em herpes-zóster.
É justamente essa reativação que, segundo a pesquisa, parece estar ligada a quadros de demência, especialmente em quem já tem fatores de risco adicionais. Apesar de ser um primeiro passo, ainda é necessário realizar mais estudos na área para comprovar a teoria levantada por esse ensaio científico.
O que esta pesquisa representa
A demência afeta cerca de 8,5% da população idosa do Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, portanto, a observação feita por esse estudo chega como um alerta. Uma vez que se a associação realizada por esse estudo se confirmar em novos ensaios científicos, o impacto preventivo poderia ser grande através da vacinação.
Essa pesquisa também reforça a noção de que o envelhecimento cerebral não depende apenas de fatores genéticos ou do tempo vivido, mas também de fatores externos, como exposições virais, histórico de infecções e cuidados com a imunização ao longo da vida.
Quer continuar acompanhando reportagens de qualidade? A revista Seleções traz, edição após edição, matérias completas e enriquecedoras. Assine a versão impressa e receba em casa conteúdos em casa.