Uma alta nos números de casos de virose no litoral brasileiro deixou muita gente preocupada.
Não é incomum que aconteçam surtos de gripe e virose entre o final de um ano e começo de outro, afinal, é o momento no qual as pessoas costumam viajar para as cidades praias a fim de celebrar o fim do ano. Este ano não foi diferente e houve uma alta no número de casos de virose no litoral do estado de São Paulo, especificamente nos municípios de Santos, Praia Grande e Guarujá.
A prefeitura do Guarujá, por exemplo, chegou a confirmar ao jornal O Globo que houveram pelo menos 2 mil casos de virose no mês de dezembro de 2024 e esses casos foram atendidos nas unidades de pronto atendimento do município. A estimativa real é de que os números de casos tenham sido maiores ainda, uma vez que há muitas pessoas que optam por não buscar atendimento.
Os gestores do município declararam que essa alta no número de casos é perfeitamente normal nessa época do ano. “(O aumento dos casos) é comum nesta época do ano, levando em consideração diversos fatores, como: temperaturas elevadas, aglomeração de pessoas e falta de cuidados com alimentação", declararam ao Globo.
A CNN afirma que, ao todo, os casos de adoecimento por vírus no litoral paulista ultrapassam 11 mil. Os sintomas mais relatados são diarréia, vômito e náuseas. Quando se trata de virose, usualmente as mais comuns são as respiratórias ou gastrointestinais.
As que atacam o aparelho digestivo costumam ser as mais corriqueiras em épocas de temperaturas mais altas devido ao perecimento dos alimentos por conta do calor. Quando as pessoas estão em momentos de lazer, não é incomum que tenham contato com alimentos e água contaminados por vírus como o adenovírus, enterovírus e o norovírus.
Os três atacam o aparelho digestivo e quando se trata do adenovírus e do enterovírus, ambos permanecem no organismo por tempo limitado e não há medicamentos para combatê-los diretamente.
Para prevenir que você e seus familiares entrem na estatística de contato dessa virose, é necessário redobrar os cuidados e a atenção com a higiene. Lavar bem as mãos e prestar mais atenção na higienização dos alimentos é imprescindível, bem como na conservação deles também.