A veia na testa normalmente é apenas uma característica física, porém, é necessário saber quando ela pode ser um problema.
Se olhou no espelho e se deparou com uma veia aparente em sua testa? A veia frontal é uma das maiores queixas estéticas de algumas pessoas e pode representar apenas uma característica física, como sinais de estresse elevado, ansiedade ou até mesmo excesso de calor.
As veias frontais são tão comuns que até mesmo a cantora Anitta chegou a fazer um procedimento para esconder a sua. É completamente normal ter uma veia aparente na região da testa.
“A maioria das pessoas tem uma veia superficial na testa, conhecida como veia frontal. Esta veia é uma continuação da veia supra-orbital e drena a região central da testa”, explicou ao Terra a cirurgiã vascular Cristianne Souza.
As veias na região da testa fazem parte do sistema venosos superficial e servem para drenar o sangue venoso da região da testa e das regiões próximas de volta ao coração. A médica disse que apesar da veia frontal ser uma das maiores queixas que recebe em seu consultório, Cristianne ressalta que é totalmente normal e que nem todo o mundo vai ter a veia frontal tão aparente.
Alguns fatores podem influenciar diretamente na visibilidade dessa veia, como a espessura da pele, uma maior ou menor camada de gordura na região e o tamanho da própria veia. Em situações de estresse e em momentos nos quais um indivíduo possa fazer determinadas expressões faciais, é possível que a veia frontal apareça de forma mais expressiva.
Quando a veia frontal aparente se torna um problema?
Segundo a especialista, apesar de usualmente as veias frontais serem uma característica da anatomia de cada um, quaisquer outros sintomas e anomalias que forem observadas devem ser um sinal de alerta.
Se você sentir um aumento no espessamento da veia, dores, inchaço ou alterações na coloração da pele ao redor da região, procure um médico para que seja feita uma avaliação do que pode estar ocorrendo.