As varizes são formadas por veias dilatadas e tortuosas que perderam sua função que podem surgir por diversos fatores e causar muito incômodo.
Recentemente a apresentadora Ana Maria Braga se afastou do programa "Mais Você" por alguns dias para realizar uma cirurgia vascular para retirar varizes de sua perna. As varizes são formadas por veias dilatadas e tortuosas que perderam sua função. É uma doença crônica, o que significa que não há cura definitiva. Seu surgimento se dá por muitos fatores e faz com que as pernas tenham uma aparência mais envelhecida. Além de causar, entre outros sintomas, cãibras, cansaço e queimação.
Leia também: 11 dicas de como evitar trombose venosa
Para entender mais o que são as varizes e como preveni-las, conversamos com a Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Como se formam as varizes?
As varizes podem surgir por diversos fatores como, questões genéticas e hereditárias, gestação, uso de hormônios, obesidade e maus hábitos, incluindo o sedentarismo e o tabagismo. Outro fator, e talvez o mais importante, é o processo natural de envelhecimento das pernas.
“Conforme os anos passam e a idade afeta o organismo como um todo, as veias sofrem com dilatação, o que prejudica a circulação e, combinado com a perda gradativa de massa magra e a maior propensão ao inchaço, faz com que as pernas adquiram um aspecto envelhecido”, explica a médica.
Quais os sintomas das varizes?
Os sintomas das varizes vão além do aspecto envelhecido das pernas. Não é só uma questão estética, as varizes podem causar muito incômodo. Dentre os principais sintomas estão:
- veias azuladas e visíveis abaixo da pele;
- presença de vasos finos e avermelhados;
- cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;
- sensação de peso nas pernas;
- queimação nas pernas e planta dos pés;
- inchação nas pernas e principalmente nos tornozelos;
- prurido ou coceira;
- cãibras.
Como prevenir as varizes?
É necessário realizar uma rotina de cuidados diários com a pele das pernas para evitar que as varizes surjam. Hábitos e cuidados simples podem contribuir para a prevenção das varizes. Principalmente, se você possui histórico em sua família.
“Entre os cuidados mais importantes a serem tomados para favorecer a boa circulação venosa e prevenir o surgimento de varizes com o passar da idade estão medidas como manter o peso sob controle, parar de fumar, praticar exercícios regularmente e adotar uma alimentação balanceada, rica principalmente em fibras”, recomenda a Dra. Aline.
A médica ainda faz recomendações para quem permanece sentado por muito tempo.
“É importante fazer pequenas pausas de tempos em tempos para andar um pouco e exercitar as pernas. O uso de meias de compressão também pode ser recomendado, já que essas vestimentas agem comprimindo os vasos sanguíneos da perna, o que melhora a circulação e o retorno venoso”, destaca a médica.
Além dos cuidados preventivos, a médica ainda recomenda que seja feito um acompanhamento da saúde vascular.
“O acompanhamento vascular é importante não somente para contribuir com a prevenção do problema, mas também porque quanto mais precocemente o diagnóstico for realizado, menor a possibilidade de complicações no futuro”, afirma a Dra. Aline.
Qual o tratamento para varizes?
Se você já tem varizes, entender a gravidade é importante para definir o melhor tratamento. Para isso, é necessário uma consulta com um cirurgião vascular, conforme explica a médica.
“Para as varizes menores ou vasinhos, por exemplo, uma opção é a escleroterapia, onde uma substância química é injetada nas veias para fechá-las. Já para as varizes maiores, o médico poderá indicar laser, espuma ou até mesmo cirurgia. É possível, inclusive, combinar diferentes técnicas para o tratamento de varizes, como é o caso do ClaCs, técnica idealizada pelo Professor Doutor Kasuo Miyake que combina o laser transdérmico com escleroterapia (injeções de glicose)”, destaca.
Por fim, a Dra Aline Lamaita reforça a importância de tratar as varizes como uma doença e não apenas uma questão estética.
“Os tratamentos atuam sobre a veia doente, que é retirada ou destruída e dificilmente volta a ter fluxo de sangue. O objetivo é melhorar a qualidade da circulação e a aparência estética das pernas. No entanto, novas varizes podem surgir com o tempo em outros locais. Por isso, a prevenção e o acompanhamento vascular são indispensáveis”, finaliza