Ainda na fase 1 de testes, vacina contra câncer no pâncreas já mostrou resultados positivos e promete aumentar resposta imune do organismo.
Laura Oliveira | 22 de Maio de 2023 às 12:30
De acordo com um artigo publicado na revista científica 'Nature', uma das mais conceituadas da área de estudos científicos, os resultados de um ensaio clínico que busca desenvolver uma vacina contra o câncer de pâncreas foram promissores. O artigo foi publicado no início do mês de maio.
Para compôr o artigo, uma pesquisa foi realizada pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center, de Nova York. A pesquisa propôs um teste em que 16 pacientes, após passar por cirurgias de remoção de tumor, paralelamente a quimioterapia, recebiam uma aplicação da vacina desenvolvida.
De acordo com a empresa alemã BioNTech - referência no combate à Covid-19 e a norte-americana Genentech, o novo tratamento tem como objetivo aumentar as defesas naturais do organismo contra os tumores. Portanto, a vacina se trata de um tipo de imunoterapia de anticorpos que busca evitar que o câncer volte, cresça ou se espalhe.
Como citamos anteriormente, o tratamento visa aumentar a resposta imune do organismo contra as células causadoras do câncer. Esse processo é feito através de proteínas laboratoriais, que treinam o sistema imune do paciente para identificar e destruir essas células cancerígenas.
Nos ensaios, metade dos 16 participantes desenvolveu células T - responsáveis por funções imunológicas e respostas antivirais, que podem, potencialmente, reconhecer e afastar células cancerígenas - após receberem a aplicação.
Em entrevista à CNN Rádio, o chefe de Oncologia do INCA Alexandre de Mendonça Palladino "resumiu" a estratégia. Ele explica que "a vacina oferece proteínas para fazer com que o sistema imunológico identifique a doença como estranha e atue em cima das células do câncer."
De acordo com Alexandre, é uma característica do câncer de pâncreas do diagnóstico tardio, quando o quadro já está em fases avançadas e os sintomas se tornam perceptíveis.
Além disso, ele também alertou sobre a "alta taxa" de recorrência e sobre a escassez de um exame eficaz para rastreamento da doença.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
5 sintomas de câncer de cólon em adultos jovens que você deve ficar de olho
Descoberta cura para o câncer de pele? Vacina contra câncer da Moderna mostra resultados promissores
Cientistas modificam bactérias que podem revolucionar o tratamento do câncer
Março azul: médicos fazem alerta para prevenção do câncer de intestino
Câncer de pênis leva à amputação em 25% dos casos no Brasil; saiba como prevenir
7 alimentos que ajudam a prevenir o câncer