Especialistas explicam como a cor das unhas pode indicar altos níveis de glicose no sangue e a relação com o diabetes. Entenda os cuidados essenciais para a saúde das suas unhas.
Você sabia que unhas amareladas podem ser indicativo de glicose alta? Isso é o que afirma o dermatologista Felipe Ribeiro. Segundo o especialista, as unhas de quem sofre com diabetes possuem uma tonalidade mais amarelada. O médico explicou que esse fenômeno pode ocorrer devido ao acúmulo de uma substância chamada Produtos de Amadori, que ocorre quando há altos níveis de glicose no sangue.
"Essas substâncias se depositam nas unhas, dando uma cor amarela, semelhante à que vemos em alimentos grelhados", explicou o médico.
O alto nível de glicose não é necessariamente indicativo de que você tem diabetes, contudo, o dermatologista afirma que é um sinal de alerta para que você olhe para a sua alimentação com mais atenção.
Já para quem é diabético, Ribeiro destaca a necessidade de redobrar a atenção com os cuidados com as unhas. "É fundamental que as pessoas com diabetes observem suas unhas com frequência, especialmente ao remover o esmalte. Isso porque a presença de fungos, como a onicomicose, é mais comum nesse grupo", destacou o médico.
O dermatologista também alerta que os diabéticos devem ter atenção redobrada na hora de cortar as unhas. Ficar atento ao formato das unhas é imprescindível para evitar que elas encravem. Segundo o especialista, o ideal é cortá-las em formato reto.
"É importante orientar a manicure ou mesmo tomar cuidado ao cortar em casa. A unha deve ser cortada reta, e evitar ao máximo retirar a cutícula", avisou o profissional.
Felipe também pontua que o hábito de morder as unhas é extremamente maléfico para a saúde e adverte que ele deve ser evitado a todo custo. "Quando fazemos isso, criamos uma abertura para que bactérias e fungos entrem no organismo. É uma questão de treino, precisamos nos educar para evitar essas ações".