7 truques simples para evitar e tratar problemas de pele

Ter uma pele saudável é o sonho de grande parte das pessoas. Alguns incidentes podem comprometes sua boa aparência, deixando-a marcada, roxa ou machucada.

Texto escrito originalmente por Julia Monsores e atualizado por Laura Oliveira. | 11 de Maio de 2020 às 18:00

kieferpix/Istock -

Ter uma pele saudável é o sonho de grande parte das pessoas. Contudo, alguns incidentes podem comprometer sua boa aparência, deixando-a marcada, roxa ou machucada. 

Por isso, a seguir você irá conferir alguns truques simples — como aplicar uma fatia de cebola para conter um hematoma ou aplicar iogurte para conter uma afta. 

Ah! E não deixe de conferir também outras 10 dicas para ter uma pele saudável!

1. Espante insetos com vitaminas do complexo B 

Uma picada de mosquito pode significar mais do que uma coceirinha incômoda; e também pode causar a transmissão de doenças graves, como malária ou dengue. Ao visitar regiões onde haja foco de mosquitos transmissores, consulte um médico primeiro; as precauções normais incluem vacinas, no caso da malária, por exemplo.

Para evitar ser picado, em primeiro lugar, leve o repelente na mala e não se esqueça de aplicá-lo. Ou experimente o velho truque usado pelos caçadores, tomando uma dose diária de 100 mg de vitamina B1 ou 300 mg de levedo de cerveja, que algumas pessoas afirmam ajudar a espantar mosquitos e outras pestes aladas.

Você deverá notar os benefícios após uma semana e eles deverão perdurar, enquanto você tomar a vitamina. 

2. Neutralize essa picada 

Uma picada de abelha ou de vespa pode estragar um passeio de verão. Mas não se você carregar um frasco com borrifador contendo vinagre branco e um pote com bicarbonato de sódio quando se aventurar ao ar livre.

O veneno da abelha é ácido, assim, aplicar uma pasta alcalina, preparada com bicarbonato de sódio e água, aliviará a dor. Picadas de vespa, por outro lado, são alcalinas, assim aplicar um pouco do vinagre ácido a neutralizará.

E, se você tiver a sorte de estar numa praia exótica, mas o azar de ser queimado por uma água-viva, um rápido borrifo de vinagre aliviará a dor. 

3. Aplique iogurte nas aftas 

Por que as aftas teimam em surgir sempre que você tem alguma festa em vista, como o casamento da sua filha? Provavelmente porque a maior parte das aftas é causada pelo vírus herpes simples, que vive silenciosamente no seu corpo até algum tipo de estresse o ativar e disparar a ulceração.

Mas não se desespere. Livre-se rapidamente dela, passando uma colher de chá de iogurte com lactobacilos sobre a região, duas ou três vezes ao dia. Os microrganismos ativos do iogurte atacarão o vírus, reduzindo a dor e ajudando a afta a sarar mais rapidamente.

Confira outros benefícios do iogurte aqui! 

4. Cole essa farpa 

O seu filho está correndo de um lado para o outro descalço e acaba com uma farpa no pé. A gritaria começa no instante em que você esteriliza a agulha para retirá-la; parece que você está oferecendo a amputação como cura. Mas ele não precisa chorar.

 

Uma forma rápida e indolor de resolver o problema é colocar uma bolota de cola plástica no local da farpa. Deixe-a secar e, a seguir, puxe-a rapidamente – a farpa deverá sair junto. Crianças que continuam desconfiadas talvez fiquem mais contentes puxando, elas próprias, a cola. 

5. Evite hematomas com cebola 

Você acaba de cair e aquela mancha roxa e feia começa a se formar no seu joelho. Pegue imediatamente uma fatia de cebola e coloque-a no local da contusão por 15 minutos. A substância da cebola que faz seus olhos lacrimejar – a alicina – também ajudará a espalhar o sangue que se acumula nos tecidos machucados e forma o hematoma.

Mas, se demorar demais para usar este recurso ou se simplesmente não funcionar para você, siga este passo a passo:

  1. Pincele um pouco de água de hamamélis (disponível em farmácias homeopáticas e lojas de produtos naturais).
  2. Depois, coloque um saco de gelo – ou alguns cubos de gelo envolvidos num pano limpo – sobre a contusão por 5 minutos. Isso provocará a constrição dos vasos, reduzindo o sangramento para os tecidos e acelerando a cura.

Confira outros benefícios da cebola aqui! 

6. Acabe com as frieiras usando bicarbonato 

Seque bem os pés após o banho e polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio nos pés e entre os dedos. O bicarbonato absorve a umidade e evita a proliferação de fungos que provocam frieiras se a pele estiver molhada ou suada. Também ajuda a refrescar e a desodorizar os pés. Confira outros benefícios do bicarbonato aqui! 

7. Evite coceira – use esmalte 

Você comprou um jeans que lhe cai como uma luva. Mas há um problema: após usá-lo por algumas horas, você fica com uma marca vermelha em volta da cintura que não pára de coçar.

Antes de doar o jeans à instituição de caridade mais próxima, experimente passar uma fina camada de esmalte incolor na base das tachinhas. Isso evitará a coceira, proporcionando uma barreira entre a sua pele e o metal que provoca a alergia.


E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Leia também

14 soluções práticas para cuidar de cortes e problemas de pele

5 máscaras faciais caseiras e outras dicas para cuidar da pele seca

Sérum facial: o que é e como incluí-lo na sua rotina

Protetor solar em bastão: conheça os benefícios e como usar

Confira 8 dicas de como ter uma pele saudável

Ácido hialurônico: saiba tudo sobre o queridinho do momento