O jogador francês não atuará mais nesta temporada devido a um diagnóstico de trombose venosa profunda no ombro direito.
Victor Wembanyama não deverá atuar pelo restante da temporada da NBA. O jogador francês foi diagnosticado com trombose venosa profunda no ombro direito e será desfalque para o San Antonio Spurs. Em um comunicado oficial, a equipe texana informou que a condição foi identificada após o All-Star Game em São Francisco, ocorrido no último fim de semana.
Na quarta-feira, Wembanyama foi incluído na lista de dúvidas dos Spurs para o confronto contra o Phoenix Suns em Austin, que acontece nesta quinta-feira – cidade para onde a equipe texana se deslocou para duas partidas.
Inicialmente, o San Antonio divulgou que o francês estava doente, sem especificar seu quadro médico. No entanto, nesta quinta-feira, o time revelou que a lesão foi diagnosticada após a participação do jogador em seu primeiro All-Star Game, no último fim de semana.
O que é trombose venosa profunda
A trombose venosa profunda é uma condição séria caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos em veias profundas do corpo. Essa doença pode levar a complicações graves, como embolia pulmonar, infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência venosa. Embora seja mais frequente nas pernas, os coágulos também podem surgir nos membros superiores, como aconteceu com Wembanyama.
Principais causas
A trombose venosa profunda é frequentemente causada pela imobilidade prolongada, que pode ocorrer em longas viagens aéreas ou terrestres, onde a pessoa permanece sentada por horas na mesma posição. Esse fator levou à associação equivocada da doença com a chamada "síndrome da classe econômica".
Além disso, períodos prolongados de repouso no leito, seja devido a enfermidades ou recuperação pós-cirúrgica, aumentam o risco de trombose. Lesões nos vasos sanguíneos e desequilíbrios nos mecanismos de coagulação também contribuem para a formação de coágulos.
Wembanyama participou de 46 partidas pelos Spurs, sempre como titular. Nesta temporada, mantém uma média de 24,3 pontos e 11 rebotes por jogo. Vice-campeão olímpico com a França, o jogador foi escolhido como o melhor novato da última temporada da NBA.