Alimentos que contêm triptofano ajudam a pegar no sono e aumentam os níveis de serotonina no cérebro e podem ser um ótimo aliado.
Julia Monsores | 18 de Janeiro de 2022 às 17:00
Deitar e dormir imediatamente é um privilégio que poucos têm. O que acontece com mais frequência é que cada vez mais pessoas estão tendo dificuldade em engatar no sono. E isso prejudica a qualidade de vida, aumentando o estresse e até propiciando uma depressão. Assim, ter em mente quais alimentos ajudam – ou dificultam – o sono, é muito útil.
O triptofano é um aminoácido essencial que atua em conjunto com a vitamina B3, o magnésio e a niacina. Alimentos que contêm triptofano, como leite morno com mel e um pouco de amêndoas, ajudam a pegar no sono e aumentam os níveis de serotonina no cérebro. O chá de camomila também pode ser relaxante. Experimente ainda um pouco de chocolate quente.
“Chocolate é um dos meus alimentos favoritos”, diz o Dr. Ornish. Comer um pedaço de chocolate amargo diariamente é bom para o corpo e a mente. Ele contém flavonoides, que combatem os radicais livres que podem danificar as células, assim como serotonina, que melhora o humor. Pesquisas sugerem que o chocolate adicionado ao leite pode reduzir os sintomas da intolerância à lactose.
Leia também: Melatonina: saiba tudo sobre o hormônio do sono
O chocolate, porém, pode ser rico em calorias e gordura. Por isso, aconselha-se seu consumo equilibrado e, de preferência, na versão amarga. Além disso, consumir em excesso pode acabar acarretando o efeito contrário e causar uma agitação maior.
Experimente inserir esses alimentos em sua rotina e observe os efeitos em seu sono:
Além disso, quem tem insônia também pode recorrer a outros meios mais naturais antes de optar por um medicamento. Como a valeriana, por exemplo, uma planta que induz o sono.
Para mais dicas de como dormir bem, confira 10 sugestões de especialistas!