Movimentos bruscos de inclinação podem desencadear torcicolo. Veja como aliviar a dor.
Redação | 12 de Março de 2018 às 10:00
O torcicolo difere das dores “normais” nas costas por aparecer de repente. Correntes de ar ou movimentos para trás, especialmente a combinação de movimentos de inclinação e rotação, podem desencadear uma contração da musculatura profunda. Por apresentar sintomas parecidos com os da hérnia de disco, deve-se consultar um médico caso os sintomas permaneçam depois de alguns dias. Veja como aliviar a dor:
Uma massagem nas costas com rolo quente é sempre indicada. Assim que o pano de fora esfriar, retire-o e continue a massagem.
Calor úmido é especialmente benéfico em caso de torcicolo. Para uma compressa, misture 10 gotas de óleo de lavanda, 8 gotas de óleo de camomila e 8 de cedro, além de 4 gotas de óleo de zimbro e 4 de sálvia esclareia com 200 g de creme de leite. Espalhe 2 colheres de sopa da mistura sobre um pano embebido em água quente e torcido e aplique na área atingida. Cubra com um pano seco e um cobertor de lã. Repita a aplicação várias vezes ao dia.
Uma compressa de verbena é bem eficaz em caso de torcicolo, além de aliviar dores nas costas. Misture 1 punhado de folhas de verbena com 1 clara, 1 colher de sopa de farinha de trigo e 2 colheres de sopa de água morna. Dobre um pano de algodão várias vezes até ficar do tamanho da área dolorida. Espalhe a mistura no pano, coloque sobre a tampa de uma panela virada ao contrário e aqueça sob o vapor. Coloque uma almofadinha de sementes aquecida sobre um colchonete de ginástica, abra sobre ele o pano (com a massa voltada para cima) e deite-se de costas. Cubra-se com uma manta de lã e permaneça o maior tempo possível.
A aplicação tópica de substâncias que ativam a circulação, como a capsaicina, deixam a musculatura aquecida por bastante tempo e são bem eficazes.