Saiba quais outros alimentos você deve incluir na sua dieta para manter uma ingestão estável de vitamina C.
Thyago Soares | 29 de Maio de 2025 às 11:00
A laranja está entre as maiores referências quando se fala em vitamina C, contudo, embora essa fruta seja uma excelente fonte do nutriente, ela está longe de liderar o ranking dos alimentos mais ricos em vitamina C. Diversos vegetais, frutas e até folhas superam a laranja em concentração da substância que fortalece o sistema imunológico, melhora a absorção de ferro, tem ação antioxidante e pode beneficiar o organismo de múltiplas formas.
A recomendação diária para adultos é de cerca de 75 a 90 mg, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso significa que através da ingestão de uma dieta diversificada e rica, é fácil atingir a meta. Porém, em momentos de estresse, gripes ou baixa imunidade, a demanda pode aumentar. A vitamina C é hidrossolúvel e mão é armazenada pelo corpo em grandes quantidades. Por isso, o ideal é consumir um pouco todos os dias, de forma variada.
Listamos alguns alimentos além da laranja que podem ser incluídos em sua dieta e contribuir para que você mantenha a sua média de vitamina C sempre alta.
Popular no Brasil, a acerola fornece quase 20 vezes mais vitamina C que a laranja. Apesar do tamanho pequeno, em apenas 100 gramas, o que totaliza cerca de dez unidades da fruta, ela concentra impressionantes 1.800 mg desse nutriente essencial. Para tirar o máximo proveito, o ideal é consumi-la fresca ou em sucos preparados na hora.
De maneira geral, frutas de coloração vermelha costumam ser fontes ricas de vitamina C, e a goiaba se destaca nesse grupo. Em uma porção de 100 gramas, ela oferece cerca de 228 mg do nutriente. A goiaba também é abundante em fibras, que ajudam no bom funcionamento do organismo e trazem diversos efeitos positivos para a saúde.
Uma das frutas mais consumidas no Brasil, o morango ocupa uma posição de destaque na concentração de nutrientes, uma vez qu ele não provém só vitamina C, mas também flavonoides, que são compostos que ajudam a proteger o corpo contra diversas doenças. A cada 100 gramas, é possível obter 55 mg de vitamina C.
O limão é tão popular quanto a laranja quando o assunto é vitamina C e faz sucesso, especialmente entre as pessoas que estão resfriadas. In natura, cada unidade da fruta possui cerca de 18 mg do nutriente, enquanto uma xícara do suco concentrado de limão pode conter até 75 mg.
Essa hortaliça se destaca pelo alto teor de fibras e por reunir várias vitaminas, como A, B6, C e K, além de minerais importantes como cálcio, ferro, magnésio e potássio. Quando o assunto é vitamina C, a versão crua oferece quantidade superior à cozida: são 108 mg contra 46 mg a cada 100 gramas, respectivamente.
Incluir uma boa variedade de frutas e hortaliças no dia a dia pode fazer toda a diferença em sua alimentação e também pode garantir uma melhor absorção diária de vitamina C. Conte com o acompanhamento de um nutricionista para manter uma dieta equilibrada.
Como saber se estou com rinite ou sinusite?
Transplante de fezes: entenda como funciona procedimento que ajuda a tratar infecções graves no intestino
O que acontece com seu corpo quando você come muito açúcar (e como reduzir)
Abril Azul: diagnóstico tardio é desafio extra para mulheres com Transtorno do Espectro Autista