Saiba se o hábito de tomar café após o almoço pode ser danoso para a saúde ou se não há problema.
O hábito de tomar um bom café após o almoço é algo comum para muita gente, afinal, não há sensação mais reconfortante do que ingerir um bom cafézinho. Porém, apesar de ser um ritual cultural, há evidências que sugerem que o consumo de café após as refeições pode acabar acarretando em prejuízos para a absorção de nutrientes e fazer mal para a saúde. Fique conosco para entender mais sobre isso!
Tomar café após o almoço faz mal?
Segundo nutricionistas em artigo do Metrópoles, a cafeína e os taninos presentes no café competem com a absorção de ferro, cálcio e vitamina C, especialmente quando consumidos em uma refeição rica nesses nutrientes. O café também pode levar ao aumento na produção de ácido gástrico, o que causa desconfortos como a azia em quem já tem predisposição. Portanto, o café pode sim acabar fazendo mal para o corpo se consumido após o almoço!
Impacto digestivo e desconforto
Em pessoas mais sensíveis, beber café imediatamente após comer pode estimular a produção de suco gástrico excessivo, potencialmente provocando azia, refluxo ou sensação de queimação no estômago. Por outro lado, o café é rico em compostos antioxidantes e efeitos termogênicos que podem favorecer o metabolismo e a queima de gordura, quando consumido em quantidades moderadas e em momentos mais “seguros” do dia.
Vale ressaltar que se o café for consumido no fim da tarde, por exemplo, pode acabar interferindo no sono e na produção de melatonina, prejudicando a qualidade do sono à noite. Em contrapartida, os antioxidantes do café e sua ação estimulante podem contribuir para o bem-estar cognitivo e para efeitos metabólicos positivos, desde que a bebida seja consumida em horários adequados e em doses moderadas.
Como “tomar o café depois do almoço” sem prejuízos
Há formas de você tomar café sem sofrer as consequências, basta tomar cuidado com o intervalo entre uma refeição e o consumo do café. Preferencialmente, dê um intervalo de 30 a 60 minutos após o almoço para beber o seu café. Outra dica é optar por doses pequenas, de até 30 a 50 ml, a fim de reduzir significativamente os efeitos negativos sem eliminar os benefícios sensoriais da bebida.