Chás e suplementos termogênicos ficaram muito populares por ajudarem a emagrecer de forma rápida, mas a verdade não é bem assim.
Os termogênicos se consagraram como uma das opções favoritas de suplementos entre as pessoas que buscam queimar o excesso de peso e até mesmo ganhar massa muscular rápido. Contudo, apenas o uso de termogênicos não é capaz de proporcionar resultados milagrosos e é necessário ter consciência disso para evitar frustração.
São classificados como termogênicas aqueles produtos que possuem substâncias como a cafeína, que são capazes de acelerar o metabolismo. Através da modificação do ritmo metabólico, os termogênicos podem contribuir para a queima calórica, entretanto, é necessário fazer uso dessas substâncias juntamente com uma rotina de atividades físicas e uma dieta equilibrada para obter bons resultados.
Dados divulgados pela ABENUTRI (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais), mostram que houve um crescimento significativo por suplementos e os termogênicos ocupam o terceiro lugar nos produtos mais consumidos por pessoas que praticam atividades físicas, perdendo apenas para o Whey e a Creatina.
Termogênico funciona para emagrecer?
A resposta mais curta é sim, produtos, alimentos e bebidas com propriedades termogênicas podem sim contribuir para a perda de peso. Porém como mencionamos acima, é necessário parear o consumo dos termogênicos com uma rotina alimentar equilibrada e com a prática de atividades físicas.
Os termogênicos aumentam a temperatura corporal e isso causa uma aceleração no metabolismo. Um estudo publicado no periódico científico International Journal of Obesity afirma que o consumo de termogênicos isoladamente é capaz de elevar o gasto energético em até 5%.
Esse número é considerado muito baixo e praticamente irrelevante, o que reforça que apenas o consumo de chás ou suplementos termogênicos não é eficaz para a perda de peso.
Suplementos termogênicos aumentam a massa muscular?
Embora este seja um dos usos mais comuns dessa classe de suplemento, a resposta é não. Como explicamos acima, as bebidas e os suplementos termogênicos não são associadas a produção de massa muscular.