As terapias alternativas tentam tratar a pessoa, e não apenas um sintoma. Descubra como encontrar um terapeuta natural confiável e conheça as principais!
As terapias alternativas e naturais têm o objetivo de tratar a pessoa, e não apenas um sintoma. Muitos acreditam que essas terapias representam formas menos invasivas de tratamento, são melhores para tratar problemas ligados ao estresse e têm menos efeitos colaterais.
Porém, é preciso avaliar se elas servem para você. Caso seja positivo, confira abaixo como encontrar um terapeuta confiável e conheça as principais terapias alternativas.
Como encontrar um bom terapeuta
● Entre em contato com as associações profissionais e sites indicados nos links especiais na página ao lado para obter indicações e informações sobre profissionais.
● Caso tenha algum receio, peça ao terapeuta que enumere os cursos que fez. Essas credenciais podem ser verificadas na entidade profissional competente.
● Consulte o preço antecipadamente. Ele pode variar por sessão, de pendendo da terapia e do tempo em questão. A entidade profissional pode sugerir uma faixa de preços razoável. A consulta inicial costuma ser mais demorada e mais cara que as outras, pois envolve o levantamento do histórico detalhado de cada paciente.
● Fuja de terapeuta que lhe sugira parar de tomar o medicamento convencional, ou que prometa resultados que não pareçam realistas.
● Não pare de tomar qualquer medicamento prescrito sem antes consultar o médico. Se apresentar sintomas preocupantes após a visita a um terapeuta natural, fale com o seu médico imediatamente.
As principais terapias alternativas e naturais
Aromaterapia
Envolve o uso de óleos essenciais de plantas e ervas, e é muitas vezes combinada com massagens. É frequente em tratamentos de beleza e utilizada regularmente para tratar problemas ginecológicos e dermatológicos, além de lesões musculares.
Herborismo
Uso de plantas e ervas com propriedades medicinais que estimulam os processos de cicatrização natural do corpo. É usado para tratar dores, problemas ginecológicos, TPM, estresse, distúrbios do sono, problemas digestivos, dores de cabeça, acne e eczemas.
Homeopatia
Um sistema de cura que consiste em obter um histórico detalhado do paciente e introduzir pequenas quantidades de um remédio para exacerbar e, em seguida, curar um problema. É usada para tratar problemas emocionais, alergias e distúrbios menstruais e da menopausa.
Saiba mais no artigo: Homeopatia: entenda o que é e como chegou ao Brasil
Naturopatia
Combina a medicina convencional com uma série de terapias naturais para oferecer proteção contra problemas de saúde. É usada para tratar condições relacionadas ao peso, dependências, alergias, eczemas e problemas digestivos (como a síndrome do intestino irritável).
Reflexologia
Os pontos de reflexo nos pés e nas mãos supostamente correspondem a vários órgãos do corpo. É usada para tratar estresse, ansiedade, asma, problemas menstruais e digestivos (como a constipação).
Veja também: Como diminuir a ansiedade: 5 hábitos para adotar
Acupuntura
O tratamento milenar chinês usa agulhas para em determinados do corpo para obter efeitos terapêuticos. E, se você tiver medo das agulhas, muitos acupunturistas podem conseguir resultados semelhantes, usando a acupressão (pressão com os dedos). É usada principalmente para tratar dores e problemas emocionais.