A tendinite e a bursite são incômodos gerados pela ação de muitos movimentos repetitivos. Saiba como lidar com esses problemas!
Redação | 23 de Fevereiro de 2022 às 14:00
A tendinite é a inflamação dos tendões, os “cordões” duros que ligam os músculos aos ossos. A bursite é a inflamação da bolsa sinovial — sacos delicados cheios de fluido que propiciam um efeito amortecedor, onde o músculo entra em contato com o osso ou com outro músculo. Esses incômodos são muitas vezes o preço que você paga por tantos movimentos repetitivos.
Leia também: Tendinite ou bursite? Veja as diferenças e como tratar
Na bursite, a dor costuma ser mais branda; já a tendinite geralmente causa dor aguda. Essas condições se manifestam nos ombros, quadris, cotovelos, joelhos e tornozelos.
Confira a seguir como tratar e prevenir a tendinite e a bursite.
Nada pior do que ficar incapacitado de usar um braço ou uma perna, principalmente se você tinha planejado cuidar das plantas, cortar legumes ou jogar futebol. A primeira lição que os atletas e operários de fim de semana precisam aprender é respeitar um tempo de descanso das atividades habituais.
Durante esse período de restabelecimento, o nome do jogo é reduzir a inflamação que está provocando dor. Depois, com um pouco de fisioterapia, a articulação volta à atividade normal e recupera a extensão total do movimento. Suspenda por um tempo a atividade que desencadeou a dor. Seja paciente, já que o problema pode levar algumas semanas para melhorar.
Para evitar o inchaço, aplique uma atadura elástica ao redor da articulação — sem apertar muito. Em seguida, eleve a articulação acima do nível do coração. Se a dor for no cotovelo, mantenha o braço em uma tipóia, ou sente-se em uma cadeira baixa com o cotovelo apoiado na mesa. Se for no joelho, deite-se de costas apoiando-o em travesseiros.
Use gelo na articulação dolorida para diminuir a dor e a inflamação. Aplique uma bolsa de gelo por 10 a 20 minutos a cada 4 horas. Depois de 3 dias de tratamento com gelo — ou até que a articulação não esteja mais quente ao toque — comece a alternar frio com calor.
O calor aumenta o fluxo de sangue para a lesão, acelerando o processo de cura. Use uma bolsa d’água, ou despeje 2 ou 3 xícaras de arroz dentro uma meia grande, amarre-a e coloque-a no microondas durante 60 ou 90 segundos. O arroz vai se moldar perfeitamente ao joelho, cotovelo ou tornozelo.
Leia também: Analgésicos: o que você precisa saber sobre eles?
Tanto o ibuprofeno (Advil) como o naproxeno sódico (Aleve) reduzem o edema e são muito bons para o alívio rápido desse tipo de dor.
Experimente olíbano. Seu corpo produz certas substâncias químicas que na verdade pioram a dor. Mas este extrato, originado da árvore do olíbano, reduz a produção dessas substâncias. Tome 400 a 500 mg 3 vezes por dia. À medida que a dor for diminuindo, diminua a dose.
Se você gosta de métodos alternativos, pense na possibilidade de tomar um medicamento homeopático. Se sua articulação fica rígida e dolorida quando você se move, mas melhora no decorrer do movimento, tome uma dose de Rhus toxicodendron na dinamização 6C ou 12C a cada 3 ou 4 horas, até sentir melhora.
Se a dor articular piora com o movimento, tome Bryonia na dinamização 6C ou 12C a cada 3 ou 4 horas, até a dor ceder. Para a dor que surge subitamente e de maneira aguda, os médicos homeopatas recomendam Ruta graveolens e arnica montana também na dinamização 6C ou 12C e a cada 3 ou 4 horas.
Para aliviar a área dolorida, passe pomada de arnica 2 ou 3 vezes por dia. Também usada para tratar hematomas e luxações, a arnica reduz o edema e a inflamação. Para obter maior alívio, aplique uma bolsa d’água quente ou toalha aquecida na articulação depois de passar a pomada de arnica.
O creme Tiger Balm, um composto com mentol importado da China, é capaz de acabar com a dor. Esfregue o creme no local dolorido 1 ou 2 vezes por dia. Mas faça um teste antes em uma pequena área da pele. Em algumas pessoas, o Tiger Balm causa erupção ou vermelhidão se usado com muita frequência.
Aplique uma compressa de gengibre, que ajuda a diminuir a dor agindo de fora para dentro. Pique 2 colheres de sopa de gengibre fresco, acrescente 3 xícaras de água quente e deixe em infusão por 20 minutos. Embeba um pano no chá quente e aplique a compressa na articulação dolorida por 5 minutos. Repita a aplicação 3 ou 4 vezes por dia.
Vinagre, aplicado topicamente, também diminui a dor. Embeba um pano em partes iguais de água quente e vinagre. Torça e aplique.
O gengibre não serve só para compressas. Suplementos desse antiinflamatório natural também podem ajudar. Para dor aguda, tome 6 cápsulas de 500 mg por dia.
A curcumina é o ingrediente ativo da cúrcuma (açafrão-da-terra), condimento indiano que é um ingrediente essencial do curry. Embora a cúrcuma tenha reputação como agente antiinflamatório e analgésico, parece que é a curcumina que faz o verdadeiro trabalho — a inibição da síntese de prostaglandinas, compostos semelhantes a hormônios envolvidos na transmissão dos sinais dolorosos no nosso organismo. Tome 400 a 500 mg do extrato 3 vezes ao dia.
A bromelina, enzima extraída do abacaxi, reduz comprovadamente a inflamação. A potência do extrato padronizado é medida em unidades para coagulação do leite (UCL) ou unidades de dissolver gelatina (UDG). Procure um produto que contenha de 1.200 a 2.400 UCL ou entre 720 e 1.440 UDG.Tome 500 mg 1 hora após as refeições, 3 ou 4 vezes por dia.
Suplementos de antioxidantes ajudam a fortalecer e curar o tecido conjuntivo das articulações. Os extratos de semente de uva e da casca do pinheiro são fontes poderosas de antioxidantes chamados proantocianidinas. Tome de 30 a 60 mg por dia dos dois extratos.
O manganês ajuda o corpo a eliminar os produtos residuais da inflamação relacionados com a bursite ou com a tendinite.Tome de 50 a 100 mg do mineral diariamente em doses fracionadas, durante 1 ou 2 semanas. Se a dor persistir, você pode continuar o tratamento por 1 mês, mas reduza a dose diária para 15 a 30 mg.
Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a reduzir a inflamação. Aumente a ingestão deles comendo mais peixes de águas frias, como salmão, atum e cavala. E tome óleo de linhaça, rico nessas gorduras “do bem”.
Evite batatas fritas e outros alimentos embalados que contenham gordura hidrogenada — passe longe dos alimentos fritos, que normalmente são feitos com essa gordura; ela aumenta a inflamação.
À medida que você retomar as atividades normais, a articulação afetada vai precisar de atenção extra. Faça uma boa massagem nos músculos ao redor da articulação — você mesmo, ou com o auxílio de um massoterapeuta. Ademais, sempre faça um alongamento adequado antes e depois de se exercitar.
Se você teve dor no joelho, lembre-se de usar calçados adequados para o esporte. Isso é especialmente importante antes da retomada de uma atividade como a corrida, em que é essencial um bom par de tênis bem ajustados e em excelentes condições. Livre-se dos tênis muito gastos.
Inicie um programa de musculação, usando pesos leves para melhorar a musculatura ao redor da articulação afetada.
Confira aqui 6 exercícios para aliviar a dor da tendinite.
Evite dormir com o braço sob a cabeça — é uma receita para bursite.
Lembre-se de intercalar sessões regulares de alongamento entre tarefas repetitivas e prolongadas.
Se você vai ficar de joelhos por muito tempo, apoie-se em uma almofada de borracha ou espuma apropriada.
Se o problema piorar depois de 3 ou 4 dias, ou estiver interferindo com suas atividades diárias, procure um médico. Você deve procurar tratamento também se sua articulação estiver quente, vermelha e dolorida. São sinais de bursite séptica, um tipo de infecção que pode se disseminar de uma articulação para todo o corpo.